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Por gqgfarias
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#73921
Segundo o art.5 da Constituição Brasileira de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a todos os mesmos direitos básicos. Hodiernamente, esse conceito elementar não é realidade a todos os brasileiros, que vivenciam, diariamente, a falta de empatia e a impossibilidade de serem o que são. Com isso, é evidente que o silenciamento e a insuficiência legislativa são agentes estruturais nessa realidade.
Primeiramente, o silenciamento desse problema é extremamente prejudicial, pois não permite que as questões abrangidas sejam debatidas e solucionadas. O silenciamento pode ser atribuído principalmente à má influência midiática, que não expõe e debate o problema como deveria. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para instrumento de democracia, não deve se tornar um mecanismo de opressão. Ou seja, se as informações não são transmitidas ou são deturpadas, impedem a expressão das vítimas do preconceito e da apatia.
Em segundo lugar, a insuficiência legislativa impulsiona a impunidade e a perpetuação do preconceito e dos crimes de ódio no Brasil. Segundo Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre os cidadãos. Desse modo, se política e legislação não trabalham em soluções eficazes para quem dissemina o ódio e o põe em prática, uma realidade confortável, afetuosa e justa a todos se torna distante e quase utópica.
Portanto, é imprescindível intervir sobre o problema. Para isso, é necessário que o Poder Público, juntamente com agentes de comunicação e publicidade invistam em informação sobre e visibilidade às pessoas vítimas de todos os tipos de preconceito, visando seu debate através de todos os meios midiáticos, por meio de programas e jornais televisivos ou de rádio, por exemplo, em conjunto com o meio digital, em redes sociais e internet. Além disso, é fundamental que o Poder Executivo e Legislativo trabalhem em leis e cumprimentos penais mais rígidos e eficazes a quem propaga esse tipo de crime, visando punições justas e segurança física e mental às vítimas e à sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por gqgfarias
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#73922
Oi gente, poderiam corrigir esse novo texto que escrevi? desde já, agradeço muito!

@EmillyySilva @geoca @eurodrigo @KISTX @Dante @vitoriaca @jheromagnoli @GabyyOliver
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Por gqgfarias
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#74041
Oi gente, tudo bem? estou no início dos estudos e da prática da redação, e gostaria de saber o resultado desse texto. Desde já, agradeço :)

@maiconpgtu
@hel0oooo
@GabyyOliver
@Eviih
@Amandadias14
@Escarlate
@Thata007
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Por hel0oooo
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74244
Oiii @gqgfarias, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação, eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok? Sinta-se livre para contestar qualquer parte desta análise.

observações
comentários
repetição
possíveis erros
reescrita/correção
desnecessário


• introdução •

Segundo o art.5 da Constituição Brasileira de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a todos [e possuem] os mesmos direitos básicos. Hodiernamente, esse conceito elementar não é realidade a todos os brasileiros, que vivenciam, diariamente, a falta de empatia e a impossibilidade de serem o que são. Com isso, é evidente que o silenciamento e a insuficiência legislativa são agentes estruturais nessa realidade.


d1

Primeiramente, o silenciamento [acerca] desse problema é extremamente prejudicial, pois não permite que as questões abrangidas sejam debatidas e solucionadas. O silenciamento [Isso] pode ser atribuído principalmente à má influência midiática, que não expõe e debate o problema como deveria. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para [ser] instrumento de democracia, não deve se tornar um mecanismo de opressão. Ou seja, se as informações não são transmitidas ou são deturpadas, impedem a expressão das vítimas do preconceito e da apatia.


• d2 •

Em segundo lugar, a insuficiência legislativa impulsiona a impunidade e a perpetuação do preconceito e dos crimes de ódio no Brasil. Segundo Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre os cidadãos. Desse modo, se política e legislação não trabalham em soluções eficazes para quem dissemina o ódio e o põe em prática, uma realidade confortável, afetuosa e justa a todos se torna distante e quase utópica.

Desenvolva um pouco mais a sua ideia: O que promove essa postura negligente? Como isso ocorre? Você disse que há uma insuficiência legislativa e que, se esse problema não for solucionado, a sociedade continuará intolerante, mas não disse como isso de fato ocorre, quem são suas vítimas e suas causas/consequências.



conclusão

agente
ação
meio/modo
intuito
detalhamento

Portanto, é imprescindível intervir sobre o problema. Para isso, é necessário que o Poder Público, juntamente com agentes de comunicação e publicidade[,] invistam em informação sobre e visibilidade às pessoas vítimas de todos os tipos de preconceito, visando seu debate através de todos os meios midiáticos, por meio de programas e jornais televisivos ou de rádio, por exemplo, em conjunto com o meio digital, em redes sociais e internet. Além disso, é fundamental que o Poder Executivo e Legislativo trabalhem em leis e cumprimentos penais mais rígidos e eficazes a quem propaga esse tipo de crime, visando punições justas e segurança física e mental às vítimas e à sociedade.

Não há a necessidade de mencionar uma proposta incompleta, visto que a primeira já solucionaria os dois problemas citados. Ao invés disso, tente retomar algum repertório citado anteriormente, isso valoriza o seu projeto de texto 😉

• checklist de assuntos que te ajudarão a aperfeiçoar sua redação •

⚪ concordância verbal
⚪ advérbios
⚪ o desenvolvimento da redação Enem
⚪ sinônimos [no sentido de aumentar seu vocabulário, evitando repetições muito próximas]



É isso, parabéns pelo seu desempenho na redação! Continue treinando, você está no caminho certo <3
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Por gqgfarias
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#74252
@hel0oooo muito obrigada por corrigir! agradeço mesmo, e vou estudar os erros e a checklist! :)
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