Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#37509
Na mitologia grega, grande parte da força sobre-humana do herói Hércules vem após ser amamentado por sua madrasta Hera, demonstrando a importância que os povos desde a antiguidade conferiam a amamentação. No Brasil contemporâneo, o aleitamento materno ainda é analisado como uma adversidade para grande parte das mulheres. Isso se deve, sobretudo, às dificuldades enfrentadas em conciliar o trabalho com a amamentação recomendada e à repressão social ao aleitamento materno em público. Desse modo, é urgente a reversibilidade do cenário em questão.

Primordialmente, o trabalho informal e mesmo condições do trabalho registrado mostram-se como um problema para amamentar a criança de maneira ideal. Apesar de assegurar, através da CLT, um período de licença maternidade, este ainda não atende as recomendações médicas, e os descansos para amamentar após esse intervalo pode não ser eficaz devido à frequência do aleitamento. Vale ressaltar que para a modalidade informal, extremamente recorrente no país, nenhuma dessas medidas é legítima. Segundo a OMS, alimentar a criança até os 6 meses de idade exclusivamente com leite materno é essencial para a saúde plena deste individuo. Sendo assim, conforme o artigo 196 da Constituição Federal de 1988 é encargo de o estado garantir a redução do risco de doenças de todos os cidadãos, consequentemente, as condições recomendadas de aleitamento para as mães.

Ademais, a sociedade brasileira apresenta resistência cultural à amamentação em publico. A descomedida erotização dos seios nas culturas ocidentais de forma geral acarretou em uma intensa reprovação, por parte da parcela mais conservadora da sociedade, na exposição das mamas em público, ainda que em sentido de nutrição da criança. Em virtude disso, não são incomuns casos de estabelecimento solicitarem a retirada de mães amamentando, podendo corroborar para o preconceito e constrangimento do aleitamento em publico. Como enunciado pelo filósofo iluminista Voltaire, “o preconceito é a opinião sem conhecimento”, e o desconhecimento sobre esta problemática mostra-se agudamente nocivo à sociedade.

Dessa forma, salienta-se a necessidade de adesão de medidas para a melhoria da problemática do aleitamento materno no Brasil. O ministério do trabalho deve trabalhar para a expansão do programa “Empresa Cidadã”, tal qual confere desconto tributário para empresas que garantem a seus empregados seis meses de licença maternidade, e a criação de um fundo monetário para que trabalhadoras informais também tenham este intervalo para aleitamento. Além disso, a fim de mitigar o preconceito, o ministério da cidadania deve projetar leis que garantam o direito de amamentar em público e exijam a existência em centros comerciais de um espaço confortável à puérpera fazer o aleitamento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Depressão No Brasil.

No cenário social vigente, os caminhos para[…]

A homofobia no cenário escolar

A palavra homofobia significa a repulsa ou o preco[…]

Segundo o filósofo Sócrates, os erro[…]

Oi, rebeca17 . Até o final de semana trago[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM