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#39570
São indiscutíveis os obstáculos para transformar o Brasil em um país de legentes.
Nesse viés, Tolstói pondera: “A arte é um dos meios que une os homens”. Tal
perspectiva pode relacionar-se a importância da literatura para a formação de uma
sociedade. Dessa forma, se faz necessária uma análise crítica no que concerne a falta
de incentivo a literatura e ao acesso a biblioteca.
Um olhar para a História apresenta as raízes da problemática. Decerto, no século
XX, durante a Terceira Revolução Industrial, foi adotada uma sistemática estrutural
mais tecnológica. Hodiernamente, são notórios os avanços que tal ato trouxe para a
sociedade. No entanto, junto ao progresso, ocorre a manutenção da ausência de
estímulo a leitura, devido ao acesso exacerbado às novas tecnologias, tanto no
âmbito do lazer quanto no escolar. Logo, a leitura que é a maior formadora de senso
crítico está sendo esquecida e substituída por fatores que pouco contribuem para o
desenvolvimento intelectual.
Paralelamente, não há bibliotecas em todo o território brasileiro. Nesse sentido, o
filme “Mãos Talentosas”, que retrata a vida de um jovem que era um mau aluno, e
que a partir do momento que sua mãe começa a pegar livros na casa do patrão rico e
o fazê-lo ler, ele cresceu intelectualmente e se tornou o maior neurocirurgião dos
Estados Unidos. Partindo desse princípio, no Brasil, enfrenta-se o problema da falta
de acesso a livrarias públicas, devido a sua escassez, causando a exclusão dos menos
favorecidos. Desse modo, o caso é grave e necessita de uma intervenção.
São necessárias, portanto, medidas que solucionem esses empecilhos. Cabe às
escolas fomentar rodas de leitura, com a adoção de ficções contemporâneas e
proibindo o uso de aparelhos tecnológicos nesses momentos, a fim de formar uma
nova geração de leitores ao tornar esse hábito prazeroso sem o uso de artifícios,
como a internet. É função também das ONGs em parceria com iniciativas privadas,
investir na construção de bibliotecas itinerantes, através da doação de livros e
infraestrutura, com objetivo de proporcionar às comunidades carentes, acesso
gratuito e irrestrito às mais diversas obras. Proporciona-se, assim, a asserção feita
por Tolstói em prol da arte.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Jaklyni , muitíssimo obrigada pela corre&c[…]

Olá, :D Competência 1 Aquele erro,[…]

Geralcinoj Ashiley Raffutol Jeniffeeee s[…]

No cenário social vigente, a persistê[…]

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