Primeiramente, é notável que a injúria racional tem se tornado cada vez mais presente na sociedade brasileira, quando a aceitação e respeito é negligenciada e anulada no corpo coletivo. Tal como, o sociologo francês " Émile Durkheim " apontava que, " nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade". Nessa custódia é visível que a falta de empatia, aceitação e consideração ao próximo é de longe realizado no Brasil. Sendo que, em épocas passadas a prática ao racismo não era considerada crime no mundo. Mesmo com o decreto já legislado, as gerações continuam reproduzindo esse mesmo ato. Da mesma maneira que ocorre no meio social e econômico. Exemplificando, a renda salarial desigual, oportunidades e espaço nas participações no meio coletivo desfavorecidos. Logo, é inaceitável que essa situação permaneça.
Além disso, a Homofobia continua sendo um obstáculo a se percorrido. Ao mesmo tempo, que as agressões e desrespeito aumentam a cada ano, gerando aos demais problemas tanto fisicos como psicológicos. Entretanto, como retratava o pesquisador e escritor americano " Henry Thoreau " que, " nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos ". Dessa forma, o senso comum vivenciando e consequentemente trazendo pensamentos e idéias equivocadas e extremamente preconceituosas deve se desconsiderado e revisto por parte da comunidade. Proporcionando assim indivíduos prontos para conviver com os demais do jeito que realmente são. É evidente que medidas devem se tomadas, que em nenhuma hipótese o diferente deve se um desafio para se conviver.
Portanto, providências são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o (MEC) ministério da educação ligamente com o poder executivo devem desenvolver palestras em escolas, para alunos do ensino médio, por meio de entrevistas com vítimas do obstáculo. Tais palestras devem ser feitas mas mídias e redes sociais dos ministérios, com a proposta de trazer mais clareza sobre o desafio da consciência com a diferença e alcançar um público maior. Somente assim, será possível mudar essa problemática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.