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A Carta Magna Brasileira, promulgada em 1988, garante o direito à vida, à liberdade e à igualdade. Todavia, a prática deturpa a teoria, uma vez que há o desafio de reduzir a desigualdade entre regiões no Brasil. Dessa maneira, é primordial analisar todos os aspectos que corroboram para essa situação, por exemplo a alta concentração de pobreza, bem como o baixo rendimento dos estados nordestinos.
Antes de tudo, é necessário constatar que o Estado falha na promoção de políticas públicas para baixar a desigualdade de riqueza entre os municípios brasileiros. De acordo com Arretche, “a desigualdade territorial da concentração de pobreza aumentou e a desigualdade no acesso a serviços básicos de energia elétrica, água, esgoto, coleta de lixo e níveis de escolaridade diminuíram”. Essa caótica realidade rompe com o artigo 6 da Constituição Federal, que afirma ser dever da União garantir a educação, a saúde, a segurança e a moradia de todos igualmente.
Somado a isso, tem se fato que os estados nordestinos têm apresentado um rendimento cada vez mais baixo, de maneira a dificultar a participação das grandes regiões no PIB. Pois, é constatado que o estado norte tem tido uma atuação entre 4,7 e 5,4 nos últimos anos, Logo, é imprescindível a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam superados.
Diante desses impasses, é necessário que, urgentemente, o Tribunal de Contas da União, direcione capital que, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional, será revestido em disponibilização de acesso ao saneamento básico, à escolarização e aos cuidados à saúde, principalmente na região norte do país. Com investimento no rendimento público dos estados, além de promover maior desenvolvimento na renda domiciliar per capita em todo o Brasil. A fim de que o desafio de reduzir as desigualdades entre regiões no Brasil seja superado e conquistado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Olá, Bia. A sua redação n&at[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi6[…]

eurodrigo Obrigado pela avaliaçã[…]

oii, estou de volta pessoal!!! Gostaria que corrig[…]

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