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Por Brunoaalves
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A Constituição Federal em seu artigo 3º, enfatiza reduzir as desigualdades sociais e regionais. Entretanto, quando se observa o Brasil moderno, nota-se que tal prática não está sendo garantida, visto o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões brasileiras. Entende-se que esse quadro possui como causas o preconceito linguístico e a negligência governamental.
Nessa perspectiva, algo a se observar é a desproporção educacional entre o território brasileiro. Desta forma, é válido mencionar o filósofo grego Platão, que em sua produção “A República” declarou o denominado “Mito da Caverna”, na qual homens presos em uma caverna onde viam apenas sombras nas paredes, acreditavam que aquilo era a realidade de todos. Deste modo, pode-se associar a obra à realidade brasileira, no qual um grupo da Sociedade enxerga seus conceitos como algo globalizado, reforçando o preconceito.
Segundo o capítulo 2 da Constituição Cidadã, que constata os direitos sociais, é garantia de todos a educação, a saúde, o trabalho, o lazer e a segurança. Contudo, a negligência governamental reforça um problema onde cabe ao Governo fazer mudanças e adaptações. Porém, se convive em um meio onde estar no poder não é sinônimo de gerar mudanças positivas e uniformizar a população, visto que, o descompromisso governamental está totalmente contrário ao que se espera de um ambiente de favorecimento aos cidadãos.
Portanto, é importante que haja a redução do preconceito linguístico e eliminação da negligência governamental. Cabe ao Poder Federativo junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Educação, através de programas pedagógicos e ações beneficentes, tal como a Coordenação-Geral do Desenvolvimento e Melhoria da Escola e a Campanha do Agasalho, respectivamente. Logo, como cita a constituição, o Brasil reduziria as desigualdades sociais e regionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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