Com efeito, é nítido que as diferenças econômicas entre as regiões é um grave problema. Nesse sentido, a canção "Fotografia 3X4" do compositor Belchior expõe que o capital está concentrado apenas no Sul e Sudeste do Brasil. Sob essa ótica, entende-se que a desigualdade econômica é,sem dúvida, um dos principais entraves para que a igualdade social seja estabelecida em todo o solo brasileiro. Até porque, não há uma distribuição justa ,por parte do governo federal, de verba para os estados levando muitos brasileiros a migrarem para os grandes centros.
Destarte, as expectativas dos nordestinos e nortistas são frustradas perante a realidade desigual dos polos nacionais. Dessa forma, o filme "A Que Horas Ela Volta?" retrata a vida de uma nordestina que saiu do lugar em que nasceu em busca de emprego, passando por inúmeras dificuldades. Assim como na trama, milhares de pessoas saem de onde cresceram para, em meio às incertezas, ascender financeiramente ,e tendo que se afastar de seus familiares sem que haja possibilidade de retorno. Além disso, as condições de trabalho , geralmente, são análogas a escravidão ou apresentam precariedades, como mostra as pesquisas divulgadas pelo portal G1.
Portanto, após entender que a desigualdade econômica, que permeia as regiões, é a principal chaga social é fundamental que haja uma solução para reverter essa problemática. Logo, cabe ao Poder Executivo Federal destinar verbas de maneira uniforme, por meio do projeto "uniBrasil" que consistiria na utilização de dados estatísticos que apresentem as necessidades de cada estado, para que seja feita a repartição de acordo com as demandas da comunidade. A fim de que todos sejam contemplados, e que a desigualdade dentro do território nacional não seja mais uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.