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Por wagner123
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#73339
O filme americano, "O Lobo de Wall Street", retrata as bases da globalização econômica por meio de economistas e acionistas da Bolsa de Nova York, porém, ao priorizar a geração de lucro, as empresas detentoras de grande poder de investimento têm os ideais tradicionais de integração e de redução das disparidades subvertidos a sua ganância. De maneira análoga, no Brasil, percebe-se cenário semelhante no que tange às desigualdades entre as regiões do país, fato decorrente da má distribuição de renda entre cada território e responsável por implicar em extremos de miséria e abundância de recursos dentro da nação. Sendo assim, a concentração industrial nas regiões Sul e Sudeste aliada à subversão dos valores idealistas de mundo global são as razões para o entrave em questão.


Em primeiro lugar, o histórico processo de colonização e industrialização nacional refletiram na atual divergência econômica entre as regiões. Nessa perspectiva, cabe a análise do governo do presidente Getúlio Vargas e de suas decisões no século XX que, influenciado pela configuração da exploração da metrópole portuguesa de colonização litorânea, foi o precursor das desigualdades sociais regionais, pois as primeiras empresas locais como a Vale e a Petrobrás foram fundadas na região Sudeste do país, especialmente por conter a antiga capital do Rio de Janeiro. Nesse sentido, com essa concentração de indústrias, consequentemente, houve a ampliação de oportunidades de emprego e um aumento da área de influência desse local, fato responsável por consolidar um ciclo vicioso e parcial nos sucessivos investimentos em regiões próximas. Tal cenário, também implicou em inúmeras migrações internas para a área meridional do país como as dos nordestinos que, ao serem ofuscados pela centralização de riquezas e de oportunidades para melhores condições de existência , foram forçados a arriscarem suas vidas e seus pertences em nome da própria sobrevivência perante à miséria e ao esquecimento dos planos de desenvolvimento do Nordeste. Por isso, esse é um agravante fundamental para o problema .



Ademais, a subversão dos valores da globalização pelo sentimento de ganância de empresas detentoras de dinheiro favorece a continuidade segregacionista entre as regiões. Sob este viés, após o período da 2° Guerra Mundial, criou-se um sentimento amistoso entre os países com o objetivo de reparar os danos desse evento, além de evitar a ocorrência de uma hierarquização entre as nações desenvolvidas ou não de modo a valorizar, acima de tudo, condições de vida mais equivalentes. Entretanto, mesmo com a criação de órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU) para concretizar tal proposta, os investimentos de auxílio e de desenvolvimento são, muitas vezes , reservados a países com o maior potencial de retorno lucrativo às empresas, fato que reforça as bases capitais da sociedade. Da mesma forma que nas regiões do Brasil, pois projetos, reformas e a construção de instituições fontes de emprego e renda ao povo, ainda são destinadas , principalmente, às mais ricas como o Sudeste, razão fundamental para o desafio.


Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas para reparar as desigualdades regionais no Brasil. Para isso, cabe ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)- órgão responsável por investimentos para projetos- a criação de fundos destinados exclusivamente às regiões mais pobres( Nordeste e Norte) por meio de um acordo com o governo nacional, a fim de de desconstruir a configuração colonial do país e inibir a ganância humana acima da igualdade e benefícios coletivos. Somente assim, o cenário exibido em "O Lobo de Wall Street" estaria restrito ao cinema em detrimento de maior equiparidade regional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por wagner123
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#73340
@vitoriaca você poderia dar uma olhadinha quando puder? Desde já muito obrigado por tudo 🙂 :mrgreen: :D
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Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73341
Eii, Wag!
pedi sua ajuda agorinha pouco kkkkkkk conectados?
Posso sim, hoje ainda te dou um retorno! Mas, se não der, prometo aparecer por aqui, sem falta. (Você sabe como tem sido corrido :/)
Beijinhos <3
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Por wagner123
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#73342
Kkkk talvez sim, foi exatamente na mesma hora kkkkk. A conexão é muito grande kkkk. Mas tranquilo, vou dar uma olhadinha lá
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