• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#73339
O filme americano, "O Lobo de Wall Street", retrata as bases da globalização econômica por meio de economistas e acionistas da Bolsa de Nova York, porém, ao priorizar a geração de lucro, as empresas detentoras de grande poder de investimento têm os ideais tradicionais de integração e de redução das disparidades subvertidos a sua ganância. De maneira análoga, no Brasil, percebe-se cenário semelhante no que tange às desigualdades entre as regiões do país, fato decorrente da má distribuição de renda entre cada território e responsável por implicar em extremos de miséria e abundância de recursos dentro da nação. Sendo assim, a concentração industrial nas regiões Sul e Sudeste aliada à subversão dos valores idealistas de mundo global são as razões para o entrave em questão.


Em primeiro lugar, o histórico processo de colonização e industrialização nacional refletiram na atual divergência econômica entre as regiões. Nessa perspectiva, cabe a análise do governo do presidente Getúlio Vargas e de suas decisões no século XX que, influenciado pela configuração da exploração da metrópole portuguesa de colonização litorânea, foi o precursor das desigualdades sociais regionais, pois as primeiras empresas locais como a Vale e a Petrobrás foram fundadas na região Sudeste do país, especialmente por conter a antiga capital do Rio de Janeiro. Nesse sentido, com essa concentração de indústrias, consequentemente, houve a ampliação de oportunidades de emprego e um aumento da área de influência desse local, fato responsável por consolidar um ciclo vicioso e parcial nos sucessivos investimentos em regiões próximas. Tal cenário, também implicou em inúmeras migrações internas para a área meridional do país como as dos nordestinos que, ao serem ofuscados pela centralização de riquezas e de oportunidades para melhores condições de existência , foram forçados a arriscarem suas vidas e seus pertences em nome da própria sobrevivência perante à miséria e ao esquecimento dos planos de desenvolvimento do Nordeste. Por isso, esse é um agravante fundamental para o problema .



Ademais, a subversão dos valores da globalização pelo sentimento de ganância de empresas detentoras de dinheiro favorece a continuidade segregacionista entre as regiões. Sob este viés, após o período da 2° Guerra Mundial, criou-se um sentimento amistoso entre os países com o objetivo de reparar os danos desse evento, além de evitar a ocorrência de uma hierarquização entre as nações desenvolvidas ou não de modo a valorizar, acima de tudo, condições de vida mais equivalentes. Entretanto, mesmo com a criação de órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU) para concretizar tal proposta, os investimentos de auxílio e de desenvolvimento são, muitas vezes , reservados a países com o maior potencial de retorno lucrativo às empresas, fato que reforça as bases capitais da sociedade. Da mesma forma que nas regiões do Brasil, pois projetos, reformas e a construção de instituições fontes de emprego e renda ao povo, ainda são destinadas , principalmente, às mais ricas como o Sudeste, razão fundamental para o desafio.


Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas para reparar as desigualdades regionais no Brasil. Para isso, cabe ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)- órgão responsável por investimentos para projetos- a criação de fundos destinados exclusivamente às regiões mais pobres( Nordeste e Norte) por meio de um acordo com o governo nacional, a fim de de desconstruir a configuração colonial do país e inibir a ganância humana acima da igualdade e benefícios coletivos. Somente assim, o cenário exibido em "O Lobo de Wall Street" estaria restrito ao cinema em detrimento de maior equiparidade regional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

geoca PODE CORRIGIR MINHA RED PFVR?

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Sob a perspectiva do aclamado documentário […]

Diversas famílias no brasil sofrem o transt[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM