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A desigualdade entre as regiões brasileiras não é um tema recente, ela está presente no Brasil há muito tempo, desde o Período Colonial, quando ocorreu a mudança do eixo econômico do Nordeste para o Sudeste, que atualmente é a região mais desenvolvida do país. Desse modo, percebe-se a importância da análise dessa temática e a busca de mitigá-la.

A priori, convém salientar que desde o Período Colonial temos essa discrepância entre as regiões brasileiras. No panorama atual, pode-se perceber as consequências dessa desigualdade por meio de dados que mostram que o Norte e o Nordeste possuem o maior índice de pobreza do Brasil, o que vai em convergência com as regiões do centro-sul, que são as mais desenvolvidas em todos os âmbitos. Isso comprova que o desequilíbrio entre as regiões brasileiras advém de uma herança histórica que necessita ser desconstruída.

Outrossim, vale ressaltar os efeitos da desigualdade regional para os cidadãos. A desproporção entre as regiões do Brasil ocasiona a vulnerabilidade social, o que dificulta o acesso à educação, à moradia, ao alimento, ao emprego e ao saneamento básico, sobretudo no Norte e Nordeste.

Portanto, medidas são necessárias para diminuir o impasse. Para isso, o Governo Federal deve criar um plano que realize a integração social das regiões Norte e Nordeste, por meio do uso de verbas públicas, para o investimento nos serviços essenciais, como o saneamento básico, a educação e o fornecimento de água e energia elétrica, a fim de reduzir a discrepância das demais regiões.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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