• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#69763
No filme "Ai que vida", é mostrada as dificuldades econômicas e humanitárias - com a morte de uma criança por falta de médicos no hospital da cidade - no Nordeste Brasileiro, retratando a precária e humilhante situação de vida das pessoas que vivem nesta região do país. Fora da ficção, percebe-se que a desigualdade entre as regiões no Brasil é um desafio que precisa ser combatido e desenraizado. Sendo assim, faz-se importante analisar o escasso investimento financeiro e a falta de estrutura na área da saúde nos territórios nacionais mais fragilizados.
Em primeira análise, é necessário ver a falta de investimentos das empresas no Norte e Nordeste do território brasileiro, por não ter o mesmo alcance logístico das demais partes do Brasil. Tendo como consequência o alto índice de fechamento de empresas - por volta de 123 mil mostrado na pesquisa do IBGE - nesses locais. Dessa forma, esses espaços tendem a regredir no desenvolvimento, aumentando ainda mais as diferenças entre as regiões brasileiras e deixando os indivíduos residentes a terem um acesso economicamente inacessível, muitas vezes sendo obrigados a se mudarem para outros lugares do país, tentando uma vida próspera.
Ademais, é preciso compreender como a falta de infraestrutura na área da saúde nessas regiões é caótica, preocupante e desumana. O caso da falta de oxigênio nos hospitais de Manaus para os pacientes infectados pelo coronavírus e outras síndromes gripais deixa exposto o descaso humanitário com esses cidadãos sem acesso básico à equipamentos que ajudam os indivíduos a se curarem, resultando em várias mortes. Dessa maneira, é notória e expressiva a preocupação que o Governo Federal com o Ministério da Saúde precisam ter com esses lugares, para melhorar as condições de vida da população residente destas áreas.
Portanto, o Governo Federal terá que promover ações com incentivos financeiros e fiscais para as empresas. Essa ação será feita por meio de investimentos em infraestrutura - com construções de prédios e fábricas - nos locais com menos desenvolvimento econômico. Desse modo, será possível acabar com a desigualdade das regiões brasileiras. Já o Ministério da Saúde deve disponibilizar mais equipamentos e medicamentos aos hospitais nos lugares mais precários do Brasil, melhorando, assim, a qualidade de vida e da saúde na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#70913
Ei, Emanuel! Espero que você esteja bem.
Peço desculpas pela demora.

Sua correção: https://drive.google.com/file/d/1xmjH_y ... sp=sharing

Fico feliz que já esteja dissertando bem! Se precisar me chame. :D
@Emanuel

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM