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Por Barbara611
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No cenário pós-apocalíptico da série distópica “3% “, há um continente totalmente destruído, miserável e sem recursos básicos que vai em contradição ao Maralto, lugar utópico e super desenvolvido, onde vivem apenas aqueles passaram por um cruel processo feito anualmente com jovens de 20 anos. Em situação análoga a tal distopia retratada, o atual contexto de desigualdade entre a regiões do Brasil, tem se tornado uma pauta cada vez mais citada, sendo visto como um problema persistente, apesar de ser alvo de políticas públicas há décadas. Sob essa ótica, é notório a omissão do Estado frente a tal problemática e a falta de investimento no sistema de educação, o que aumenta significativamente a disparidade socioeconômica dos indivíduos brasileiros.
A princípio, a omissão do Estado ante a resolução da discrepância regional brasileira apenas fomenta para a persistência de problemas que acompanha o Brasil por longos anos e sem estimativas de resolução. Paralelo a tal condição, o Estado fere os Direitos humanos Universais, na perspectiva de que não contribui com seu dever em proporcionar a todos os brasileiros os direitos básicos, como saúde e educação, de forma igualitária e justa, visto que as regiões Norte e Sul do Brasil são acometidos pelo descaso e falta de investimentos em projetos eficazes de desenvolvimento que os equipare com as demais regiões.
Outrossim, é valido acrescentar que o sistema educacional brasileiro possui um grande déficit em todo o seu território, tendo seu maior índice de insuficiência nas regiões norte e nordeste, além da ausência de uma boa gestão dos gastos públicos que contribui em inviabilizar o desenvolvimento exponencial da educação a toda população. Sob esse prisma, tal conjuntura é um dos fortificadores para os obstáculos que se encontra na tentativa da mínima redução da discrepância que se vê entre as divisões territoriais do Brasil. No qual, de acordo com as ideias do contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado - ao não adaptar um projeto pedagógico que cumpra com a função de garantir educação de qualidade para a manutenção da igualdade entre os membros da sociedade – expõe uma grande parte dos jovens brasileiros a uma condição de ainda maior exclusão e desrespeito, prejudicando o crescimento de um país democrático e acessível para todos.
Destarte, o desafio de reduzir as desigualdades dentre o território nacional, é, portanto, uma problemática de raízes históricas e atuais que deve ser combatida. Nesse sentido, cabe ao Poder Executivo - instituição de alta relevância para o país – a execução de projetos implementares que elabore um plano de ação de grande investimento nos direitos básicos dos indivíduos, por meio de um estudo e replanejamento dos gastos públicos e a busca de apoio de grandes empresas das diversas áreas, para que se possa efetivar o desenvolvimento tecnológico e educacional, além dos serviços de saúde e infraestrutura básica dos estados mais precários e excluídos da extensão territorial. De modo, que de acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade brasileira ao ser comparada a um “corpo biológico” tenha todas as suas parte interagindo entre si de forma igualitária e coesa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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