Em primeiro plano, podemos destacar á má distribuição de empresas que gerem lucros para regiões mais pobres, visto que, dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 102 concentra 50% de todos os negócios do país. Mesmo com o maior número de estatais(89), o Nordeste concentra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), cerca de 47,9% da pobreza do pais, uma vez que, com os fim da escravidão e o êxodo rural, as cidades do nordeste não tinham infraestrutura para a chegada de novos habitantes. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura governamental de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar á urgência na melhora do sistema educacional em regiões mais carentes. "É no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade." Essa ideologia do filosofo Immanuel Kant, revela que o ensino é imprescindíveis para o desenvolvimento das nações, posto que, apenas 27% dos alunos de escola pública atingem o nível esperado em leitura e escrita.Portanto, Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a educação precária contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a desigualdade entre as regiões, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, através de fundos estatais, será revertido em melhora na educação básica e superior. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da desigualdade entre regiões. Com isso, o pensamento de Immanuel Kant será seguido e o problema será liquidado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.