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#60848
Promulgada em 1988, a constituição federal se comprometeu em erradicar as desigualdades regionais, contudo, nota-se que isso não acontece na prática. Dados do IDH revelam que as regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste são os melhores do país, enquanto o Norte e Nordeste são as piores. Sendo assim, é necessário analisar as causas dessa problemática.
É relevante abordar, primeiramente, o passado colonial das regiões mais afetadas. Nesse contexto, houve durante o período colonial uma intensa exploração econômica mercantilista nas regiões Norte e Nordeste. Além disso, a escravidão africana e o genocídio dos povos indígenas são fatores que impede um pleno desenvolvimento até os dias de hoje.
Ademais, vale ressaltar, que a falta de políticas públicas agrega o quadro negativo. Um exemplo disso durante o governo de Jucelino Kubtschek (1956 - 1961) houve bastante investimento somente no centro Sul do país. No presente o descaso governamental, com essa parte específica, das regiões brasileiras é recorrente. Dessa forma, as mazelas sociais permanece a fetuando milhares de pessoas.
Diante o exposto, medidas prescisam ser feitas para extinguir o problemá. Logo, o poder executivo prescisa reverter o cenário através de políticos públicos que ajudem no desenvolvimento dos territórios mais necessitados, com a finalidade de garantir o bem-estar imposto na continuação. Espera - se com isso, que esse impencilho seja superado
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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