É notório que principalmente o norte e o nordeste, sofrem com a precariedade de acesso às necessidades básicas, o desemprego e a falta de investimentos na economia, prova disso como mostra o IBGE é que a renda per capita do Sudeste, a região mais desenvolvida, é cerca de três vez maior do que a do Nordeste, comprovando a diferença de recursos nesse processo contraditório.
Além disso, a globalização influenciou potencializando mudanças de valores, o diferencial crescimento de exportações, agravando as diferenças regionais e devido a normalização o cenário se agrava, posto que as particularidades de cada região não são respeitadas, e apesar da grande vontade de homogeneização, na prática ela não ocorre, sendo um processo contraditório que a mídia esconde. Visto isso, o geógrafo Milton Santos propõe uma globalização solidária, que tenha relações humanas baseadas na solidariedade e hegemonia.
Com o objetivo de alterar e minimizar o cenário apresentado é necessária a ação de políticas públicas com a finalidade de melhorar a distribuição de renda, junto a empresas privadas, deve aumentar a igualdade qualitativa para todas as regiões do país, direcionando verbas para centros educacionais, hospitais e administração cultural das regiões Norte e Nordeste, a fim de que possam ser favorecidas como as outras partes do Brasil. Para assim se valorizar a multiplicidade que só o Brasil tem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.