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#55336
Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Todavia, quando se observa a questão dos desafios de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista não é constatado na prática e a problemática persiste na sociedade devido, sobretudo, pela negligência do Governo e os aspectos históricos da colonização. Logo, são necessárias medidas governamentais no combate a esse mal do século XXI.
É notório, que o Governo brasileiro tem sido negligente sobre as desigualdades regionais, que geram uma insatisfação, por parte da população. Nesse sentido, vale destacar a construção de Brasília no governo de JK, que tinha como um dos objetivos, contribuir para a ocupação do interior brasileiro. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é uma grande desigualdade econômica entre as regiões. Assim, o governo deve dar mais atenção a essa situação preocupante.
Ademais, a desigualdade regional, pode ser vista através da história. Na época da colonização brasileira, já foi imbuída uma diferença econômica entre as regiões pelos portugueses, que apenas desenvolviam o litoral brasileiro, deixando assim, o interior do Brasil menos desenvolvido. Hodiernamente, de certo modo, esse viés ainda persiste nas regiões, quando estas com maior percentual no PIB são aquelas que foram desenvolvidas por Portugal por volta de 1530. Portanto, esse resultado é previsível, pois a perpetuação dessas desigualdades herdadas no passado, ainda são renovadas no presente.
Destarte, as desigualdades regionais, são um problema grave e precisa ser combatido no Brasil. Para isso, a Mídia deve dar mais relevância ao turismo nas regiões com menor IDH por meio de propagandas veiculadas na televisão e nas redes sociais com o fito de aumentar a visibilidade dessas regiões. Além disso, o Governo deve investir recursos financeiros na educação para obter maior desenvolvimento tecnológico entre os estados. Desse modo, com essas medidas, a desigualdade entre as regiões deixarão de ser um mal para o século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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