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Ao se analisar a questão da desigualdade no desenvolvimento das regiões brasileiras percebe-se que ao longo do tempo isso tem se tornado um problema devido as consequências dessa disparidade de desenvolvimento, ligadas principalmente a falta de acesso a recursos básicos como saúde, educação e oferta de emprego. Contudo, reduzir essa desigualdade de desenvolvimento tem se mostrado um grande desafio já que esse é um problema proveniente da formação histórica do país.

É importante observar-se que durante o período colonial do Brasil houve uma grande desigualdade de desenvolvimento das regiões brasileiras principalmente após o ciclo do ouro no século XVIII, quando a coroa demonstrou interesse quase exclusivo pelas regiões com jazidas de ouro recém descobertas na região sudeste e centro-oeste, e mover a capital de Salvador para o Rio de Janeiro. Isso causou extrema insatisfação na população das demais regiões, principalmente da região Nordeste, que viram o Sudeste se tornar o principal polo econômico e social do país enquanto as demais regiões sofriam pelo descaso da coroa. Infelizmente até os dias de hoje essas regiões sofrem as consequências desse abandono, enfrentando situações que o governo atual tem mecanismos para combater, mas não o faz por negligencia.

Dessa forma é importante observar-se que essa discrepância de desenvolvimento vem prejudicando o IDH de algumas regiões brasileiras a séculos, e por consequência privando-as de recursos garantidos por lei como acesso à educação e saúde. Isso faz com que a população dessas regiões tenha mais dificuldade ou impossibilidade de ingressar no mercado de trabalho atual que exige cada vez mais qualificação, sofram com a incidência de doenças como a hanseníase, que em outros estados já foram erradicadas, e no caso da região nordeste sejam Vítimas da indústria da seca. Tudo isso se torna ainda mais grave quando se analisa a existência de recursos e tecnologias que possibilitam a resolução desses problemas, como o aprimoramento do sistema de saúde e de educação tal como nas regiões Sul e Sudeste. Sendo assim, mesmo que o artigo 5 da constituição garanta igualdade entre os cidadãos sem distinção de qualquer natureza, fica claro que o Brasil está longe de ser um país igualitário por indiligência e falta de investimento do governo.

Sendo assim fica evidente a necessidade da tomada de medidas pelo Ministério da Economia, redirecionando verba pública e investindo em projetos que tenham foco na melhoria da qualidade de vida e nos desenvolvimentos das regiões carente dos Brasil, como o aprimoramento do sistema de saneamento básico através da construção de sistemas de encanamento e tratamento de água e esgoto, e do melhoramento do Sistema Único de Saúde dessas regiões através da contratação de mais funcionários e fornecimento de recursos necessário, igualando-os aos encontrados em outras regiões. Tudo isso a fim de melhorar o IDH dessas regiões e assim promover mais igualdade de desenvolvimento no país
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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