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Por Gi69
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Nas Ciências Sociais, o conceito de miscigenação é: a mistura de diferentes povos em um determinado local. Certamente, o Brasil é um país com esse traço, posto que é composto por descendentes de indígenas, africanos e, até mesmo, povos orientais. Com efeito, faz-se crucial diversificar a educação étnico-racial. Nesse sentido, cabe analisar os motivos pelos quais isso ainda não ocorreu: a abordagem supérflua de conceitos sobre os nativos e negros, além da falta do ensino sobre costumes orientais.

Mormente, vale pontuar que nas aulas de Ciências Humanas - da maioria das escolas brasileiras - faltam explicações sobre a cultura e a história de autóctones e africanos. Uma evidência desse cenário é o fato de, ao estudarem o Período Colonial, os alunos não aprendem sobre os assuntos supracitados, apenas acerca dos desdobramentos da interferência dos europeus no País. Isso, infelizmente, impede que haja variedade no ensino étnico-racial da nação. Logo, é preciso acrescentar detalhes sobre as tradições indígenas e africanas no componente curricular dos estudantes.

Ademais, embora a população brasileira também seja constituída por descendentes de povos orientais, por exemplo, japoneses, pouco - ou nada - é ensinado sobre eles. À vista disso, Edward Said, no livro "Orientalismo", afirmou que a maioria das pessoas que moram no Ocidente não têm um conhecimento verdadeiro sobre o Oriente. Evidentemente, a ausência do ensino sobre os povos que habitam esse "lado" corrobora a permanência do quadro descrito por Said juntamente da falta de diversidade étnico-racial na educação. Dessa maneira, fica claro que as aulas não devem focar apenas no Ocidente.

Portanto, urge que o Ministério da Educação - responsável por políticas voltadas ao ensino - solicite a inclusão da história e da cultura de povos negros, africanos na matriz curricular de jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Tal medida tem como finalidade diversificar a educação étinico-racial e garantir a aprendizagem sobre o País miscigenado.

Estudar é como cavar um túnel com uma colher de chá; é preciso paciência e persistência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Gi69
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#85585
Galera, alguém sabe me dizer se eu poderia mesmo ter falado sobre o Oriente? Fiquei em dúvida, pois nenhuma redação que eu li sobre o tema falou disso.
A correção não precisa ser muito detalhada, só pontuar e apontar possíveis erros.
Agradeço desde já!💝

Estudar é como cavar um túnel com uma colher de chá; é preciso paciência e persistência.
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