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Por Dayvini
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#130314
O art. 3º da Constituição Federal, em seu terceiro inciso, preza pela redução das desigualdades sociais e regionais. Porém, tal direito expresso na Carta Magna não é realmente executado, visto que há um grande desafio em combater o preconceito linguístico no Brasil. Esses obstáculos se devem a dois principais fatores: a falta de investimentos e a xenofobia.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desvios de investimentos. Nesse sentido, percebe-se que a falta de verbas destinadas à educação varia por estado, afetando o nível de conhecimento linguístico de cada ente federativo da União. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o combate ao preconceito linguístico, que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a xenofobia como um impulsionador da discriminação linguística no Brasil. Segundo o site Brasil Escola, "regiões com maior poder econômico, como Sudeste e Sul, tendem a possuir grande preconceito contra regiões menos desenvolvidas, como Nordeste, Norte e Centro-Oeste". Assim sendo, fica nítido que esses argumentos reforçam o que foi exposto no parágrafo acima. Diante de tal exposto, é problemático que o poder público não combata a intolerância e a falta de universalização da educação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Dessa forma, o poder executivo deve começar a fazer investimentos e campanhas contra qualquer forma de exclusão social. Isso deve ser feito por meio de um grande programa de educação tanto para as áreas com falta de alfabetização como para regiões mais cultas, ensinando os males que o preconceito pode gerar, com a ajuda de grandes instituições de ensino tanto públicas como privadas, além de toda a sociedade contribuindo para um futuro melhor. Espera-se, com isso, que os desafios ao combate do preconceito linguístico no Brasil sejam superados e o art. 3º, inciso III, seja cumprido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por arthur2024
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#130383
Olá @Dayvini ! Acredito que essas informações sobre a te ajudarão a crescer cada vez mais no desenvolvimento de suas redações;

Sobre a Introdução/Tese:
- é importante analisar que quando usamos conectivos em meio a frases é válido colocá-los entres vírgulas para que na leitura fique mais compreensível (ex. ..."Carta Magna não é realmente executado, visto que, há um grande...").
- tanto na tese, quanto nos desenvolvimentos, é importante que haja uma "prévia" da sua conclusão, ou seja, mostrar que é necessário a busca de medidas/mudanças para que o problema não continue na sociedade (ex. 'Por isso, é importante que se busque medidas que erradiquem tal situação na sociedade."). Essa "prévia" pode vir depois dor argumentos ou então acompanhado deles (ex. Por isso, é importante que se busque medidas que erradiquem a falta de investimentos e a xenofobia, principais fatores que impulsionam essa problemática.")
- no geral, ela está muito boa, com bom domínio de linguagem e argumentos excelentes para os desenvolvimentos!!! Parabéns!

Sobre os desenvolvimentos:
- No primeiro, só ficou faltando o que eu disse sobre a "prévia" da conclusão. Além, de você não ter retomado o tema na primeira frase, como fez no segundo desenvolvimento, o que é bem importante pois faz com que o leitor sempre fique voltado ao tema.
Mas, está ótimo! Bom domínio da linguagem, argumentação e contextualização pertinente e bem desenvolvida! SHOW!
- No segundo, faltou um pouco de contextualização sobre a pesquisa levantada pelo site Brasil Escola. Também, você retomou questão do falta do poder público como causador, apesar de que a xenofobia parte mais da população do que do governo em si.
E faltou a "prévia" da conclusão.

Sobre a conclusão/proposta de intervenção:
- Há duas formas para começar ela:
1° você faz a "prévia" da conclusão (como faz no final da tese e desenvolvimentos), só que agora no início (ex. "Por fim, faz-se necessário a utilização de métodos que aniquilem tal situação do meio social. Assim, cabe ao Governo Federal........");
2° já começa lançando o agente, detalhamento do agente e as demais coisas da conclusão. (ex. "Por fim, cabe ao Governo Federal....")
- É importante, assim como as demais partes da redação, que se siga uma estrutura como base que, na maioria das vezes, segue esse:
Conectivo de conclusão+,+agente (quem vai tomar a iniciativa para a mudança)+detalhamento desse agente (ex. Governo Federal- órgão de maior autoridade sociopolítica-...")+ ação (o que ele vai fazer?)+meio/modo (por meio de quê/quem?)+finalidade (para quê ele vai fazer?).
O que faltou foi mais uma organização seguindo a estrutura e alguns detalhes importantes para alavancar sua nota.

Há mais informações essenciais na produção da conclusão, qualquer coisa entre em contato comigo!
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