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Por claudialn
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O orgulho da língua
Conforme art. 3°, IV, da Constituição Federal, é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, por exemplo. No que se tange à discriminação linguística, o desafio está relacionado ao cenário econômico e regional brasileiro. Destarte, pode-se perceber que é preciso combater a lacuna educacional e a ineficiência estatal.
Em primeira análise, a escola deve ser um ambiente de formação de um pensamento crítico. Segundo René Descartes, intelectual francês, "Penso, logo existo". Nesse prisma, além de o ambiente de ensino escolar abordar que a língua falada e escrita está em constantemente transformação, precisa contribuir para a percepção e o respeito das diferenças regionais — não só linguísticas, como também culturais e culinárias. Logo, o conhecimento das crianças e dos adolescentes pode influenciar a opinião de suas famílias.
Ademais, o Estado deve combater os estigmas presentes na sociedade. Segundo art.1°, III, da CF/88, a dignidade da pessoa humana é fundamento do Brasil. Porém, onde há preconceito linguístico, não há dignidade para as vítimas. Ou seja, as pessoas alvo de discriminação, geralmente, cidadãos de classe social baixa, não tiveram sua dignidade respeitada. Assim, faz-se necessária a interferência estatal nessa causa.
Por conseguinte, é preciso mudar a óptica da coletividade. As escolas precisam, por meio de investimentos governamentais, convidar especialistas para participar de simpósios sobre tal temática, a fim de que crianças e adolescentes possam entender que se deve ter orgulho das diferenças existentes no Brasil. Desse modo, o estigma será erradicado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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