Ademais, o comportamento social tem relação direta com o preconceito linguístico. Segundo Immanuel Kant, em seu conceito Menoridade Intelectual, os indivíduos, por vezes, agem somente em razão da influência de outros. Sob essa óptica, a perspectiva supracitada é vista na sociedade brasileira, aja vista que parcela da população, devido a coerção coletiva, ridicularizar ou menosprezar alguém por sua forma de falar sem considerar a diversidade linguística e cultural. Diante disso, em razão do inércia da coletividade, o problema perdura no país.
Nesse sentido, a omissão das escolas é a causa do preconceito linguístico, acerca disso, segundo o sociólogo Zygmaunt Bauman, algumas instituições do sistema educacional que valoriza apenas uma forma de linguagem considerada "padrão" e desvaloriza outras variações linguísticas, contribuindo para a perpetuação do preconceito, perderam sua função social, mas mantiveram sua forma, o que as caracteriza como "instituições zumbis" segundo o autor.
Portanto, é preciso atitudes resolutivas em relação ao preconceito linguístico. Para isso, cabe ao MEC (Ministério da Educação) responsável por formular e implementar políticas públicas relacionadas a educação do Brasil, a elaboração de programas e projetos educacionais e a fiscalização e regulamentação do sistema educacional. Por intermédio de redes sociais e incentivar propagandas anti o preconceito linguístico. Ambas as ações tem a finalidade de trazer o conhecimento sobre outras variações linguísticas e o fortalecimento de comunidades e ampliação do alcance desta causa social. Feito isso solucionar o impasse.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada