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Por Drpdc
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Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia Na qual, paulatinamente as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que o desafio de combater o preconceito linguístico no Brasil, representa uma enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, pode-se analisar com a negligência estatal é a falta de empatia impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.
Diante desse cenário, nota-se como a inoperância estatal é um fator agravante do problema no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos como o direito á liberdade de expressão. À medida que o preconceito linguístico acaba desencadeando fortes ondas de desigualdade social presente no território brasileiro. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais que a falta de empatia potencializa esse cenário. Nesse viés, no livro 1898 de George Owell, o indivíduo é controlado pela sociedade pela sua forma de pensar e agir, afetando com isso a saúde plena e física do cidadão que vê sua vida sendo monitorada de forma sistemática. Assim como na ficção a realidade não é muito diferente, muitas pessoas sofrem preconceitos linguístico pela forma como falam. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social. A ação de conscientização em parceria com o ministério da educação, nas escolas públicas e privadas de todo o país. A ação de conscientização deverá ocorrer com a finalidade de combater o preconceito linguístico que assola a nação. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. :lol: :shock: :geek: :o :) :roll: :roll: :twisted:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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