Primeiramente, cabe salientar que a falta de empatia que ronda a sociedade configura a questão linguística nacional. De acordo com essa perspectiva, o educador brasileiro Paulo Freire afirma que, 'a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades'. Entretanto, o descaso frequente para com determinados grupos socio-regionais contrapõe essa afirmativa. A título de exemplo: a intolerância dialética é vista muitas vezes para os nordestinos e sulistas, afetados pelos discursos de ódio postos pela sociedade, devido a "fala inadequada" e expressões estranhadas. Dessa maneira, sentimentos de hostilidade e desrespeito são gerados. Visto isso, os diversos conflitos egoisticos pelas diferentes relações com a língua devem ser extintos, pois prolongam a controvérsia.
Outrossim, a garantia de intervenção governamental acerca da problemática é de extrema importância, pois a permanência desse panorama preconceituoso é inadmissível.
De acordo com o sociólogo Jürgen Habermas, ele preza pelo diálogo para estabelecer convenientes decisões. Entretanto, a falta de debate acerca do preconceito linguístico não condiz com a teoria de Habermas, tornando o problema insignificante para o meio social e político. Dessa forma, medidas devem ser tomadas para combater a invisibilidade da questão.
Portanto, a fim de promover a compreensão da realidade do outro e acolhimento da diversidade, o Governo, órgão promotor de democracia e igualdade, em conjunto com o Ministério da Educação, deve conscientizar e educar uma conduta respeitosa à população, por meio de um projeto nacional de apoio à variação comunicativa, o qual estabelecerá nas escolas debates das múltiplas maneiras de dialogar e seus fatores sociais. Assim, a população sera mais instruída e o conceito de Paulo Freire será concretizado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.