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Por isas522
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#122610
Em vidas secas, obra do modernista Graciliano Ramos, Fabiano é um sertanejo pai de família marcado pela dificuldade de se comunicar com os outros. Na trama, o personagem é caracterizado pela escasses vocabular e identificação com a espécie animal, recurso usado pelo autor para demonstrar o preconceito social para com a variedade linguística. Saindo da ficção, considerando o contexto literário, a problemática permanece atualmente, já que a intolerância social e a lacuna discursiva são fatores recorrentes.
Primeiramente, cabe salientar que a falta de empatia que ronda a sociedade configura a questão linguística nacional. De acordo com essa perspectiva, o educador brasileiro Paulo Freire afirma que, 'a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades'. Entretanto, o descaso frequente para com determinados grupos socio-regionais contrapõe essa afirmativa. A título de exemplo: a intolerância dialética é vista muitas vezes para os nordestinos e sulistas, afetados pelos discursos de ódio postos pela sociedade, devido a "fala inadequada" e expressões estranhadas. Dessa maneira, sentimentos de hostilidade e desrespeito são gerados. Visto isso, os diversos conflitos egoisticos pelas diferentes relações com a língua devem ser extintos, pois prolongam a controvérsia.
Outrossim, a garantia de intervenção governamental acerca da problemática é de extrema importância, pois a permanência desse panorama preconceituoso é inadmissível.
De acordo com o sociólogo Jürgen Habermas, ele preza pelo diálogo para estabelecer convenientes decisões. Entretanto, a falta de debate acerca do preconceito linguístico não condiz com a teoria de Habermas, tornando o problema insignificante para o meio social e político. Dessa forma, medidas devem ser tomadas para combater a invisibilidade da questão.
Portanto, a fim de promover a compreensão da realidade do outro e acolhimento da diversidade, o Governo, órgão promotor de democracia e igualdade, em conjunto com o Ministério da Educação, deve conscientizar e educar uma conduta respeitosa à população, por meio de um projeto nacional de apoio à variação comunicativa, o qual estabelecerá nas escolas debates das múltiplas maneiras de dialogar e seus fatores sociais. Assim, a população sera mais instruída e o conceito de Paulo Freire será concretizado no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#122616
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coerente.

Na introdução, você trouxe um exemplo literário relevante para ilustrar o preconceito linguístico no Brasil. No entanto, seria interessante estabelecer uma conexão mais clara entre esse exemplo e a problemática atualmente enfrentada pela sociedade brasileira em relação ao preconceito linguístico. Além disso, faltou apresentar uma tese clara sobre o tema proposto.

No desenvolvimento do texto, você abordou dois argumentos principais: a falta de empatia na sociedade e a necessidade de intervenção governamental. Esses são pontos relevantes para sustentar sua posição sobre o combate ao preconceito linguístico. Porém, é importante fornecer exemplos concretos que demonstrem como essas questões se manifestam na realidade brasileira.

Além disso, é fundamental trabalhar melhor as relações lógicas entre as ideias apresentadas no texto. Utilize conectivos adequados para articular as partes do seu texto de forma coesa e coerente.

Na conclusão, você propôs uma solução interessante: um projeto nacional de apoio à variação comunicativa nas escolas. No entanto, essa proposta poderia ser mais detalhada quanto aos agentes responsáveis pela implementação desse projeto e aos meios pelos quais ele será executado.

Em termos gramaticais e ortográficos não identifiquei problemas significativos em seu texto.

Para melhorar sua escrita, sugiro que você:

1. Desenvolva uma tese clara e bem fundamentada logo na introdução;

2. Utilize exemplos concretos e atualizados para embasar seus argumentos;

3. Articule as ideias de forma mais coesa, utilizando conectivos adequados;

4. Elabore propostas de intervenção mais detalhadas, especificando os agentes responsáveis pela ação e os meios pelos quais ela será executada.

Lembre-se também de revisar o texto quanto à pontuação e concordância verbal.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, é só me perguntar.
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