Avatar do usuário
Por tekarr
Quantidade de postagens
#121790
A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 5 que todos são iguais sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, na atual conjuntura brasileira percebe-se a inviabilização desse direito frente ao crescimento do preconceito linguístico no Brasil. Sob esse viés, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação que tem por causa a negligência governamental e a irracionalidade da população.

Diante desse cenário, vale ressaltar como o débil poder da máquina pública contribui com o crescimento do problema. Segundo a filósofa Simone de Beauvoir "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." A afirmação da mesma poder ser facilmente relacionada com a falta de ações de conscientização do poder público sobre a importância das variações linguísticas e "sotaques" de cada estado. Diante disso, mazelas são geradas como a desvalorização do legado linguístico e da origem dessas pessoas.

Ademais, é necessário apontar a ignorância da sociedade um dos fatores que perpetuam o óbice. De acordo com Símon Bolívar "um povo ignorante é agente da sua própria destruição." A falta de conhecimento destrói a sociedade, e muitos não compreendem o preconceito enraizado em relação aos indivíduos que possuem linguagem característica de alguma região específica do país. Consequentemente, levando muitos a cometerem o crime de xenofobia sem perceber.

Portanto, é mister que o Ministério da Educação (MEC) introduza nas escolas brasileiras o ensino aprofundado sobre a cultura e o legado linguístico de cada estado, isso pode ser feito por meio de programas sociais interativos e palestras a respeito da importância da variação linguística de cada um, de modo que a ignorância seja dissipada logo no início. Tal ação tem por finalidade remediar não somente a Negligência governamental como também a irracionalidade da população o que irá finalmente efetivar o artigo 5 da Constituição Cidadã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
82 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
34 Exibições
por kelykarine
0 Respostas 
83 Exibições
por FernandaFR
2 Respostas 
95 Exibições
por Kemuel123
1 Respostas 
111 Exibições
por Annaceci09
0 Respostas 
44 Exibições
por josemirand
0 Respostas 
42 Exibições
por najulhia5
0 Respostas 
61 Exibições
por Elizama08
0 Respostas 
42 Exibições
por stevnwz
0 Respostas 
41 Exibições
por layane46633

Sua redação ficou muito boa Marlon :[…]

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

obrigada LuizGustavo7 pela correçã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM