Em primeiro lugar, a falta de acesso a educação e a informação torna-se um impasse agravante. Nessa perspectiva, o filósofo Francis Bacon afirma que "Conhecimento é Poder". Sob esse viés, atesta-se essa alegação no parâmetro abordado, haja vista o fato de muitos brasileiros não terem concluído o ensino básico ou se enquadrarem ao analfabetismo, levando a essa variedade linguística. Diante esse cenário, é inaceitável que tal realidade ainda perpetue no país.
Ademais, a falta de representatividade e a negligência social também dificultam a problemática. Nesse sentido, Albert Einstein contesta que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Sendo assim, confirma-se a analogia com a opinião abordada, visto que o preconceito por parte das pessoas levam esses indivíduos se sujeitarem à marginalização, privando-os de seus direitos e deveres como ser humano. Conseguinte, é necessária uma reversão desse caso ainda tão visível no território nacional.
Portanto, cabe ao MEC, por meio de programas sociais e políticas públicas, garantir o acesso em massa de instituições e campanhas beneficentes nas regiões menos favorecidas, como o Nordeste do país, de forma que os indivíduos mais carentes tenham acesso ao aprendizado. Semelhantemente, é necessário que a mídia, por meio de anúncios e campanhas publicitárias, promova a representatividade dos nordestinos e similares, fazendo com que a variação linguística desse povo seja mais valorizada e aceita pela sociedade. Ambas visam assegurar os direitos e a igualdade. Só assim, situações como a de Juma Marruá deixarão de ser normalizadas no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.