Em primeiro lugar, é imprescindível salientar o papel da escola no combate a esse tipo de violência, sendo dever da instituição proteger seus alunos e guiá-los em suas trajetórias. Contudo, nota-se que tais deveres não são devidamente cumpridos, uma vez que o combate ao bullying ainda se mostra ineficiente em grande parte do país, principalmente em razão da pouca importância dada ao assunto por parte das instituições, que não se mostram abertas a debater o tema de forma clara com seus estudantes. Dessa forma, a falta de informação leva os estudantes a repetirem ciclos de violência, gerando problemas em seus desenvolvimentos.
Em segundo plano, é relevante citar a falta de apoio por parte da família no combate à violência nas escolas, contrariando o previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que afirma que é dever da família garantir a educação e a segurança das crianças. Assim, os alunos ficam sem uma boa base para entender as consequências que o bullying traz, estando sujeitos à ação de agressores pois não sabem se proteger de violências, além de não estarem confortáveis para denunciar tais abusos. Consequentemente, os culpados saem impunes de suas transgressões e as vítimas se tornam reprimidas em um ambiente que deveria acolhê-las.
Perante o exposto, é notório que o combate ao bullying é extremamente importante para a evolução do sistema educacional, sendo essencial que o Ministério da Educação desenvolva uma política administrativa que proponha a punição devida para infrações desse tipo em âmbito escolar, deixando a cargo das instituições a escolha das sanções apropriadas para cada ato, a fim de se evitar a perpetuidade desse tipo de opressão, resguardando os alunos de sofrerem como Chris sofreu em “Todo mundo odeia o Chris”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada