Avatar do usuário
Por AnaMachado26
Quantidade de postagens
#126345
De acordo, com as pesquisas apresentadas pelo Instituto Date Senado o percentual de brasileiros temem que seus filhos sofram algum tipo de violência no ambiente escolar é de 90%, e 76% temem casos de violência nas ruas. Outro aspecto relevante é que, a faixa etária que esses jovens se encontram é durante a sua vida escolar, ou seja, grande parte das práticas de bullying ocorre nesse ambiente. Nesse contexto, deve-se analisar como a omissão familiar e a negligências educacional provocam os casos de tal problemática da vida das crianças e dos adolescentes brasileiros.
Em primeiro plano, o bullying é um problema social mundial que acontece, na maioria das vezes, com crianças e dentro do ambiente escolar. O que quase ninguém sabe é que as relações familiares podem influenciar diretamente no envolvimento de estudantes com o bullying. Uma pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP apontou as relações ruins dentro de casa como um dos fatores que afetam o comportamento das crianças e adolescentes dentro da sala de aula. Segundo o psicólogo Wanderlei Abadio de Oliveira, pesquisador responsável pelo estudo, tanto as crianças que sofrem este tipo de violência quanto as que praticam têm histórico de más relações familiares. Essas relações são marcadas pela falta de diálogo saudável e de envolvimento emocional. Também está presente nessas famílias a má relação conjugal entre os pais/cuidadores e, ainda, as punições físicas exercidas pelos pais/cuidadores.
Outro fator importante, é o fato de não ser fornecido as devidas condições básicas para a instrução, formação intelectual e moral da criança ou adolescente. Porém como a privação da escolaridade básica, as faltas ou ausências escolares frequentes, sem justificativa e a passividade diante deste hábito que interfere no desenvolvimento. Contudo esse fator é um risco para ocorrência das demais modalidades de maus-tratos, uma vez que é vítima de negligência, sofre com baixa autoestima, insegurança, comportamentos agressivos e inadequados em casos extremos, desenvolvimentos de transtornos mentais de aprendizagem de risco e suicídio.
Em razão disso, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente deve, a fim de buscar conscientização, disseminar, nos meios de comunicação, propagandas que mostrem aos pais consequências que a omissão deles na educação do filho pode causar. Ademais, o Ministério da Educação, em parceria com pedagogos, deve realizar uma reforma curricular no ensino infantil, fundamental e médio incluindo assim, a disciplina de ética e cidadania que ensinará valores morais essenciais. Assim, o Art 246 do Código Penal terá maior eficácia e deixará de fazer parte da realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
554 Exibições
por kaikymax
1 Respostas 
114 Exibições
por joao123
2 Respostas 
172 Exibições
por helciza
6 Respostas 
148 Exibições
por carlaburi02
1 Respostas 
88 Exibições
por Casey12
3 Respostas 
322 Exibições
por Flicker2307
A prática do bullying no ambiente escolar
por Rafaelacard    - In: Outros temas
0 Respostas 
36 Exibições
por Rafaelacard
0 Respostas 
17 Exibições
por elizastu
1 Respostas 
293 Exibições
por MickaCriis
2 Respostas 
281 Exibições
por eliabejonata

"Looking for some thrilling entertainment[…]

Saúde mental

No filme "divertidamente", a per[…]

Dayvini se puder, dê um feedback no meu te[…]

Com uma simples pesquisa nas principais notí[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM