Sob essa lógica, nota-se a má administração pública como fator agravante do descaso em relação as pessoas que não têm acesso à água de qualidade no Brasil. Segundo, a organização das nações unidas(ONU), desde do ano de 2010 a água é proclamada como direito a todo ser humano. Todavia, é importante salientar que tal prerrogativa não está totalmente garantida a toda população brasileira, sendo que, nos dias hoje, ainda existem cidadãos que não se tem acesso à água de qualidade - causada pelo baixo estímulo da gestão pública, ou seja, pouca se fala sobre a importância de se ter um saneamento básico e um tratamento de esgoto correto para não acarretar doenças a essa parte da população. Portanto, é inadmissível um país onde se paga uma das maiores taxas de tributo do mundo, o Estado não garanta políticas públicas capazes de corrigir ou reduzir essa situação.
Ademais o egoísmo é outro desafio sobre a falta de empatia em relação a universalizar o acesso à água. Conforme, o ex presidente do Uruguai José Mujica," temos que superar o individualismo e criar consciência coletiva para transformar a sociedade. Em concordância com esse pensamento, é notório que encontra-se um individualismo com base na mente da população que habita nos grandes centro urbanos, perante aos que residem nas periferias. Assim ao abandonar esses indivíduos, cria-se um contexto de privação de dignidade civil.
Conclui-se, portanto que cabe ao Ministério das Cidades em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania- órgãos responsáveis por garantir o bem-estar social, fiscalizem campanhas públicas e privadas voltadas para a universalização da água, por meio de parcerias com secretarias estaduais e municipais. A fim de democratizar à cidadania plena.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada