Avatar do usuário
Por PedroHenriii
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112448
No filme “Tropa de Elite”, dirigido por José Padilha, é retratado a problemática dos programas policialescos proveniente das ambições de seus personagens durante uma ação contra o tráfico. Analogamente à obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, a segurança pública tem se mostrado ineficiente devido não atender às necessidades esperadas pela população. Ademais, é necessário salientar que medidas que vise conter a violência, oriunda tanto dos meliantes civis quanto da corrupção envolvendo os militares, é imprescindível para a manutenção dos direitos cidadãos.

No limiar do contexto histórico, desde a colonização portuguesa no Brasil, há registros de casos de corrupção. Nesse viés, nota-se que este problema ainda é presente na sociedade brasileira, sendo uma das chagas que dificulta a eficiência da segurança pública. Visto que na ambição de conseguir uma maior renda e lucratividade, alguns policiais acabam se corrompendo aos crimes locais e formam milícias para derrubar os meliantes da determinada região, com o intuito de potencializar seus lucros. O que intensifica os casos de violência e morte dos civis, retirando deles o direito de preservação da vida. Um exemplo é o caso do massacre da Polícia Militar no Carandiru em 1992, no qual 111 detentos foram mortos. Uma clara ação de violação os direitos humanos, evidenciando a ilegitimidade por parte dos órgãos que, segundo a Constituição Federal, possui o dever de garantir os direitos básicos da população e não retirá-los.

É preciso, porém, reconhecer que o uso de qualquer ação que viole os direitos humanos na perspectiva de efetivar a Segurança Pública é inadmissível. Contudo, segundo o filósofo Sócrates, “O segredo da mudança é não focar toda sua energia em lutar com o passado, mas em construir o novo”. Nesse sentido, é impreterível que durante o tempo em que os detentos estiverem na penitenciária, seja desenvolvido neles capacidades que viabilizem a garantia de renda de forma justa após seu período de detenção. Visto que segundo o Brasil Escola, 70% dos presos do país não chegaram a concluir o ensino fundamental. Deste modo, ao saírem da cadeia há uma grande probabilidade de voltarem para a vida do crime novamente devido não conseguirem se inserir no mercado de trabalho, colocando em risco a segurança pública.

Diante dessa problemática, faz-se necessário que o Ministério da Justiça em parceria com o Poder legislativo mude a legislação penal brasileira fazendo com que os policiais que violarem os direitos humanos sejam destituídos de seus cargos além de serem presos. Outrossim, cabe à Secretaria Municipal de Educação oferecer aulas e cursos profissionalizantes, garantidas pelo poder legislativo,para os detentos de modo que os mesmos consigam se inserir no mercado de trabalho . Deste modo a realidade da obra de Padilha será somente uma ficção. Afinal segundo o filósofo Sartre “A violência seja qual for a maneira que ela se manifesta é sempre uma derrota.”
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
257 Exibições
por Alunmel
0 Respostas 
206 Exibições
por Helder442
1 Respostas 
98 Exibições
por jessyadv
Segurança Pública
por draphael2    - In: Outros temas
0 Respostas 
74 Exibições
por draphael2
Tecnologia e Segurança pública
por Eu2022    - In: Outros temas
0 Respostas 
81 Exibições
por Eu2022
0 Respostas 
252 Exibições
por Cta
0 Respostas 
148 Exibições
por Cta
Segurança pública
por Diego10    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por Diego10
0 Respostas 
162 Exibições
por rodriguees29
fake news e a segurança pública
por joaovn    - In: Outros temas
0 Respostas 
98 Exibições
por joaovn

Ao longo dos anos, na sociedade, houve pandemias q[…]

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM