Avatar do usuário
Por mdf050601
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70085
A Constituição Federal de 1988 - no capítulo relacionado aos Direitos Sociais - consta o direito ao transporte público de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. Na contemporaneidade, embora seja mais amplo, as leis expressas na Carta Magna estão em paralelo com a realidade na qual vivemos, o que ocorre não só devido ao reajuste das tarifas de ônibus em São Paulo como também a redução da velocidade em estradas muito movimentadas.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o aumento das passagens nós transportes públicos vem a provocar reações populares. Nesse viés, o Movimento Passe Livre (MPL), com a finalidade de obter a gratuidade ao usar os ônibus e os metrôs, por exemplo, foi criada em São Paulo durante o mandato do governador Geraldo Alckmin, no qual foi obrigado a suspender o reajuste. Assim, o desafio da questão da mobilidade urbana no Brasil estará resolvido, o que resultará em igualdade de acesso a todos no direito de ir e vir diariamente.

Ademais, é importante afirmar que é essencial o motorista reduzir a velocidade nas principais ruas e importantes vias públicas. Nesse contexto, a Prefeitura de São Paulo sancionou a lei cujo objetivo é melhorar a fluidez de trânsito, de modo que diminua o número de acidentes. Dessa forma, esta medida está sendo revista pela nova administração pública.

Portanto, cabe ao Governo Federal - em parceria com as prefeituras - realize a construção de mais estradas e rodovias em todo o país, por meio de investimentos nos cofres públicos, a fim de evitar problemas como tragédias e atropelamentos por parte dos pedestres. Com efeito, os desafios acerca desse tema serão superados e satisfatórios pela população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
106 Exibições
por kah12
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por Danisilvs15    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por Danisilvs15
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por Xpnick    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por Xpnick
Os Dasafios da Mobilidade Urbana no Brasil
por Raianny    - In: Outros temas
0 Respostas 
30 Exibições
por Raianny
Os Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil
por RayKarolina    - In: Outros temas
1 Respostas 
128 Exibições
por RayKarolina
Os Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil
por RayKarolina    - In: Outros temas
0 Respostas 
111 Exibições
por RayKarolina
A mobilidade urbana no Brasil
por Adreha    - In: Outros temas
1 Respostas 
93 Exibições
por Adreha
2 Respostas 
246 Exibições
por HPOBRE
0 Respostas 
157 Exibições
por pwsiq26
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por Anne10    - In: Outros temas
3 Respostas 
223 Exibições
por Anne10

Apesar de não estar em total conformidade c[…]

Racismo na atualidade

geoca Casey12

EmillyySilva , fiz mais duas redaçõ[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM