Diante dessa panorama,é crucial pontuar a negligência governamental como promotor da não gestão do lixo.De acordo com o MMA(Ministério do Meio Ambiente),a cada 10 municípios apenas 4 cumprem com a lei 12.305.Isso dado que o governo não investe financeiramente,para que estas possam descartar os resíduos de maneira adequada.Dessa forma,os gestores municipais,sem ter outra alternativa,posterga os resíduos em rios e solos forma inapropriada.Nesse sentido,é preciso que medidas sejam tomadas.
Faz-se mister,ainda,salientar a inação social como impulsionador desse problema.Nessa âmbito,a produção excessiva e o barateamento dos produtos,as pessoas passaram a consumir a mais sem se preocupar com as consequências.Devido a esses ato inconsequente,há o acúmulo de excessivo de aparelhos eletrônicos,recipientes de plásticos e de livro,pneus,isto é,materiais que demoram décadas e senão centenas de anos para se decompor.Nesse sentido,é preciso que a população se conscientize.
Infere-se,portanto,que ainda há entraves para resolução desse empecilho.Assim,o MMA-ramo do estado responsável pela preservação e defesa do meio ambiente- deve assegurar a efetivação da lei,por meio de investimentos na coleta seletiva e na diminuição do custo do processo do descarte adequado do lixo,a fim de que haja um retrocesso no contaminação da natureza.Além disso,a sociedade deve evitar o consumismo,através da doação.Dessa forma,a visão Paul Atson será efetivada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.