Precipuamente, é mister constatar como a "Indústria Cultural" - termo proposto pelos sociólogos alemães Adorno e Horkheimer - influencia a escolha profissional dos jovens. Segundo esse conceito, tal indústria seria a produtora de conteúdos que impõem comportamentos sociais condizentes com interesses capitalistas. Nessa perspectiva, os moços brasileiros desenvolvem, ao longo de sua formação, a tendência de olhar para as profissões somente sob o prisma financeiro. Dessa maneira, tal influência comportamental é inadmissível no contexto do Brasil, pois afetam diretamente a saúde emocional dos jovens.
Ademais, é fundamental perceber como as crises de identidade caracterizam-se como impulsionadoras do problema. Por esse ângulo, com base nos estudos sociológicos do século XX que, na tentativa de explicar a multiplicidade social, definiram a identidade como o conglomerado de experiências sociais, percebe-se que os inexperientes jovens não possuem estrutura identitária para escolherem que caminho profissional deve seguir. Dessa forma, é urgente remover a carga depositada sobre aqueles que não possuem condições para carregá-la.
Em suma, a escolha profissional constitui um desafio para os jovens brasileiros. Logo, a fim de assessorá-los nesse processo decisório, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), em diálogo com as escolas, promover mudanças nos parâmetros curriculares nacionais. Essas mudanças devem abarcar visitas técnicas semestrais desde a primeira série do ensino médio, desse modo, promoverão a identificação do jovem com as carreiras profissionais que, por sua vez, facilitará sua decisão. Além disso, cabe à comunidade escolar de ensino médio trazer o debate à tona no ambiente acadêmico para atenuar os conflitos psicológicos dos estudantes. Assim, será possível remover dos ombros juvenis a pressão voraz que os acomete.
Gustavo Mendonça
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.