Antes de tudo, é papel dos pais conversar com os filhos sobre a importância da prevenção na hora do ato sexual, não só para evitar a gravidez na adolescência (no caso das mulheres), mas também para evitar essas doenças. A maioria dos jovens, as vezes por influência, outras vezes por impulso, fazem sexo desprotegidos, desse modo tornado-se vulnerável a AIDS e outras DSTs.
Também é importante concientizar os jovens dessas doenças, principalmente a AIDS, que está matando vários adolescente pelo mundo, pela falta de responsabilidade e informação. Promover pelas mídias digitais, nas escolas e no ambiente familiar é o primeiro passo para a conscientização dos menores.
Afim de resolver esse problema, e tornar o sexo para os jovens mais seguros, será preciso que haja uma campanha nas mídias sociais onde fale da importância da camisinha para evitar a AIDS e outras DSTs. Não só isso, mas também será preciso que seja promovido o diálogo desse assunto no leito familiar, de forma leve e com informações atualizadas sobre o assunto, a reflexão sobre esse tema tão delicado deve ser estimulado na escola dentro de outras matérias da grade curricular. Dessa forma, será possível controlar a AIDS e outras DSTs, e também conscientizar e orientar os jovens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.