• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66157
No filme "Cruella" lançado em 2021, é retratado a história da famosa vilã da Disney que ainda na infância ficou órfã. Diante disso, percebe-se que a jovem busca refúgio nas ruas e, na narrativa, isso abre portas para a figura entre no mundo do crime. Fora da ficção, a realidade apresentada na obra pode ser relacionado àquele do século XXI: o debate sobre moradores de rua no Brasil atual. Com isso, esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto do desemprego. Nesse sentido, diante de uma realidade conflituosa, analisar seriamente as raízes dessa problemática é medida que se faz imediata.

Precipuamente, é fulcral pontuar que a ocupação urbana por moradores de rua deriva da negligência governamental, no que concerne à criação de mecanismos que controlem tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação governamental, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e 2020, chegando a quase 222 mil pessoas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.

Outrossim, é importante ressaltar o desemprego, como agravante do problema. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no trimestre de: julho, agosto e setembro de 2020, o Brasil registrou 14,1 milhões de desempregados. Partindo desse pressuposto, com tantas pessoas desempregadas, aumentam casos de famílias irem morar na rua, pois não possuem condições para se manter. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de empregos contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática e amenizar o quadro atual. Dessarte, com o intuito de mitigar esse problema, urge, que o Tribunal de Contas da União direcione capital, que por intervenção de Centros de Assistência Social, será revertido em abrigos de acolhimento, onde os assistentes sociais iriam recolher às pessoas em situação de rua e mantê -las no abrigo. Desse modo, atenuar-se-á o impacto nos números de moradores de rua e evitará que muitos brasileiros tenham a realidade como a de Cruella.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#66166
Correção em vídeo da sua redação, @GabyyOliver.


Obs 1: o correto é "no trimestre de julho, agosto e setembro", da forma que você escreveu. Minha correção foi equivocada nesse caso.
Obs 2: na conclusão, esqueci de sublinhar a finalidade mais óbvia, que é "com o intuito de mitigar esse problema".
#66168
Felipe082 escreveu:Correção em vídeo da sua redação, @GabyyOliver.


Obs: o correto é "no trimestre de julho, agosto e setembro", da forma que você escreveu. Minha correção foi equivocada nesse caso.
Obs 2: na conclusão, esqueci de sublinhar a finalidade mais óbvia, que é "com o intuito de mitigar esse problema".
Muito obrigada, irei rever minha redação e ter um pouco mais de atenção no que foi destacado! 🥰
#66173
Felipe082 escreveu:Muito obrigado, Ash! Eu fico meio inseguro quanto à minha capacidade de comunicação oral, então ler isso me deixa um pouco mais tranquilo :D
isso você só vai dominar com a experiência
os vídeos no youtube me ajudaram muito na minha comunicação, e essa plataforma loom para ser bem interessante também!

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Olá! Alguém poderia me auxiliar por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM