Avatar do usuário
Por Dayvini
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123507
No livro vício e virtude, o autor argumenta como coisas que prendem as nossas liberdades de escolhas são extremamente nocivas para as nossas vidas, visto que além de provocarem mal à saúde ainda dificultam à convivência social e família. Com isso, fica claro que o exposto no livro demonstra a existência de um longo caminho para o combate ao tabagismo na sociedade brasileira, pois a inoperância estatal e falta de conhecimento da sociedade são os principais fatores para o contexto da realidade vivida hoje em dia.

Nesse contexto, é evidente que à inoperância estatal é um dos principais fatores para o aumento no consumo de cigarros no Brasil, dado que uma pesquisa feita pelo IBGE, INCA e MS, demonstra que a arrecadação de impostos não é o suficiente para pagar os custos com a saúde pública, desta forma acaba por gera gigantescas filas nas redes dos SUS, com altíssimos custos, como o tratamento de câncer. Portanto, o Estado deveria ter medidas para a maior fiscalização das fronteias onde entram os cigarros frutos de contrabandos e aumentar os impostos para que as grandes empresas tabagistas paguem à conta, atitude essa que infelizmente não é tomada.

Ademais, à falta de conhecimento da sociedade ajudar ainda mais para o agravamento da situação. Desta forma, percebesse que a entrada das pessoas no vício do fumo está relacionada a uma estética a qual é influenciada por inúmeros filmes e series como Casablanca e Peak Blider, onde ambos protagonistas são esteticamente mais atraentes pelo ato de fuma, com isso, causando uma entrada em massa de jovens no uso os cigarros, entretanto essas propagandas da indústria poderiam ser facilmente combatidas através de conhecimento cientifico, cuja divulgação lamentavelmente não acontece.

Dessa forma, o poder executivo deve aumenta o poder estatal e educação sobre saúde na sociedade. Isso deve ser feito por meio de leis e programas, com o intuito de aumentar os impostos e fiscalizações nas fronteiras, assim tornando o produto de difícil acesso e com ajuda das universidades, escolas e centros de pesquisas para uma maior divulgação contra o uso do tabaco. Espera-se, com isso, que ser alcance os caminhos ao combate do tabagismo na sociedade brasileira e assim conseguimos criar uma sociedade onde nada prenda nossa liberdade de escolha, assim como é ensinado no livro vício e virtude.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por ericks
Quantidade de postagens
#123541
Olá, li sua redação, e notei alguns pontos, atente-se aos erros gramaticais, acabou cometendo alguns erros como a falta de aspas ( '' ) nas citações, e algumas palavras como ''percebesse'' que no contexto da fala seria '' percebe-se'', algumas frases tem erros de concordância, como ''ato de fuma'' que o certo seria ''ato de fumar'', e também evite usar pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ( presente na conclusão ) , isso faz perder pontos em sua redação.
Mas a sua estrutura esta correta ^^ só atente-se a esses critérios.
0
Avatar do usuário
Por TavioCorteze
Quantidade de postagens
#123562
Olá!

Li sua redação e achei decente no geral, porém acredito que fugiu ligeiramente do foco principal que seria o Cigarro Eletrônico. Apesar disso, ainda pode ser considerada.
Percebi também que cometeu alguns erros gramaticais e de sintaxe, prejudicando um pouco a concordância e o entendimento em algumas partes.
Ao meu ver, o tópico frasal ficou repetitivo em relação ao final do 1º parágrafo. Além de que o ideal é colocar um ponto para separa-lo do desenvolvimento restante, ou seja, encerra-lo para começar a argumentação. Você poderia ter feito "Nesse contexto, é essencial o entendimento da relação entre o cigarro e o estado, junto a conscientização da população. Segundo uma pesquisa feita pelo[...]"
Não sei se sou digno, mas espero tem ajudado, OGRO.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
82 Exibições
por Krys
2 Respostas 
397 Exibições
por jayanifrotah
1 Respostas 
140 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
72 Exibições
por debluiz
5 Respostas 
192 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
63 Exibições
por Sanntosk8
3 Respostas 
152 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
54 Exibições
por soffi
1 Respostas 
95 Exibições
por cmih
0 Respostas 
51 Exibições
por Eduardo92276
Apenas Teoria

- Repetição de palavras/artigos mais[…]

Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM