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Por nthl
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Será o cigarro eletrônico pior que o cigarro comum? Mesmo proibido no Brasil, há mais de dez anos, diferente do cigarro comum que não é ilegal, os cigarros eletrônicos, não deixaram de se popularizar. Comprado com facilidade tanto em lojas físicas como online, seus malefícios já são comprovados pela ciência, porém os usuários permanecem desinformados até o surgimento de algum problema de saúde.
Não são raros os casos de pessoas com graves problemas pulmonares, decorrente do uso dos "vapes", entre eles , artistas famosos como a cantora Solange Almeida que depois de nove meses usando o vape, foi diagnosticada com lesão no pulmão e nas cordas vocais, em virtude disso quase perdeu a voz. Ademais de acordo com uma matéria da BBCnews, um jovem foi internado após dificuldade de respirar e fortes dores, no hospital foi detectado óleo contido em cigarros eletrônicos no pulmão do paciente, que tentou substituir o cigarro comum pelo vape.
Segundo pesquisas da sociedade brasileira de cardiologia, os vapes além da nicotina, possui elementos químicos na bateria, que podem vazar liberando metais como o níquel, causador de câncer, também tem outras 2 mil substancias presentes no produto que ainda não foram estudadas. Os casos de internações e óbitos, por complicações cardiovasculares em pessoas jovens cresce no Brasil e no mundo, como isso, pode se deduzir, que esse produto causa graves complicações a curto prazo, apesar disso, as pessoas ainda acreditam que o vape, não causa malefícios a saúde, ou é uma alternativa para auxiliar na dependência do cigarro comum.
Como é um produto colorido, com sabores de fruta, é visto como algo inofensivo, item popular das festas se tornou uma tendência, portanto é importe que o ministério da saúde, com outros órgãos do poder público, realizem uma grande campanha de conscientização, nos postos de saúde, e mídias sociais, para combater a desinformação da população sobre prejuízos causado pelo uso do vape, refutando a imagem inofensiva e descolada que foi criada sobre ele. Como a venda e propaganda desse produto é proibida no Brasil desde 2009, cabe ao ministério público e anvisa fiscalizar o comércio para impedir a venda ilegal desse produto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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