Sob essa perspectiva, pode-se analisar que a sociedade possui grande descontentamento no que tange a sua imagem pessoal. Isso acaba acarretando em transtornos de ansiedade, depressão e complexo de inferioridade, incapacitando, assim, uma extensa parte populacional no mundo. A atriz Kristen Stewart diz que "temos que ser mais do que a aparência". Nesse contexto, há uma enorme insatisfação, que gera tristeza e que alimenta cada vez mais a indústria cosmética e da beleza.
Outrossim, nota-se que a população mundial da atualidade retém muita influência da mídia e da televisão, ambientes em que a lei da perfeição estética é empregada com avidez. Diante disso, as pessoas são influenciadas de modo ativo, e, assim, passam a buscar meios de se obter a aparência desejada, encontrando nas cirurgias plásticas, procedimentos cirúrgicos, botox e harmonização facial um meio prático de se alcançar tal objetivo. Nesse sentido, o enaltecimento intenso à aparência torna-se ainda mais fortificado.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A mídia, através de comerciais e propagandas, deve investir em campanhas publicitárias com o objetivo de trazer conscientização á população, derrubando a ideia da perfeição da beleza, assim contribuindo para a manutenção da saúde mental das pessoas. O Ministério da saúde também deve oferecer atendimento psicológico gratuito nos postinhos de saúde e hospitais, para que, assim, os profissionais possam aconselhar e orientar os cidadãos sobre os riscos da insatisfação corporal e o perigo que a adoração a estética oferece a todos. Somente dessa forma poderá ser combatido o culto à aparência na contemporaneidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.