Nessa conjuntura, vale salientar que o inoportuno poder de influência da mídia atua na manutenção da problemática abordada. Isso é visto nas propagandas exacerbadas de 'fast-food' em que as pessoas sempre aparecem felizes e realizadas ao comerem um "saboroso hambúrguer". Entretanto, o que não é dito nesses anúncios é que os produtos à venda são como um veneno para a população, já que ocasionam diversas doenças capazes de matar aos poucos um indivíduo. Assim, é legítimo que a má influência midiática corrobora para o aumento de enfermidades ocasionadas pela má alimentação na nação.
Ademais, a precária formação educacional, inegavelmente, contribui para o lamentável cenário hodierno. Nesse sentido, segundo a nutricionista Fernanda Alves, abordar sobre educação alimentar nas escolas é uma excelente maneira de fazer com que desde cedo a sociedade seja incentivada a fazer escolhas melhores e com mais informações quanto aos alimentos ingeridos. Entretanto, conforme reportagem do G1, isso está longe de ser uma realidade no território nacional, dado que somente duas em cada dez escolas seguem algum tipo de política de educação alimentar. Destarte, a ausência de amparo educacional correto nas instituições escolares também apresenta-se como alicerce para a elevação de anomalias decorrentes da péssima alimentação na União.
Portanto, medidas estratégicas urgem ser tomadas. Nesse viés, cabe ao Governo Federal, juntamente ao Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficinas nas escolas de ensino fundamentel I, II e ensino médio, ministradas por profissionais da saúde, trazer os alunos e seus responsavéis fora do período de aula para dissertarem sobre a importância de alimentar-se corretamente. Como efeito, será possível dissociar a tese evidenciada em "A modernidade líquida", de Bauman, do crescimento de doenças causadas pela má alimentação no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.