De acordo com o o último Censo escolar de 2019, houve um aumento de 4,4% nas matrículas de crianças de 0 a 3 anos em creches públicas no Brasil. Também houve um aumento significativo no número de crianças matriculadas em creches particulares, onde o número chegou a 5,1% em relação a 2018. De 2015 a 2019 esse crescimento chegou a 16,8% em todo o País.
Apesar do avanço, o índice ainda está distante da meta do Plano Nacional de Educação - PNE, que se trata de uma série de Diretrizes e estratégias para a política educacional brasileira a ser implementada entre 2014 e 2024. Para obter os resultados esperados, ainda é preciso que pelo menos 50% dos alunos nessa faixa etária estejam matriculados, o que significa que em 5 anos, o índice precisa subir mais de 14 pontos percentuais.
Um dos obstáculos é a oferta de vagas ainda baixa, principalmente em regiões mais pobres. No Norte, o número de crianças de 0 a 3 anos matriculadas é bem inferior à média nacional. O maior percentual foi registrado no Sul, onde 43,3% das crianças estão em creches. No Nordeste, esse número é de 31,3%; no Sudeste, 42,4% e no Centro-oeste, 28,2%.
Além da importância das crianças estarem em creches está relacionada ao desenvolvimento motor e intelectual, há também um papel fundamental em questão do retorno das mulheres ao mercado de trabalho. Se elas não conseguem vagas para seus filhos, é comum que a mãe abandone o emprego para cuidar da criança.
Para promover esse acesso mais rápido, é necessário que as Secratarias de Educação municipais, que são as responsáveis pela educação básica, potencializem a infraestrutura das instituições de ensino, a fim de ampliar o ingresso das crianças na educação básica. Além disso, é importante que o investimento na abertura de novas creches ocorra, para que com isso, mais oportunidades surjam, especialmente em localidades precárias, como as periferias, onde a potencialização do desenvolvimento cognitivo ainda é baixo. Ademais, manter as instituições abertas em período de férias escolares também é essencial para que mães e responsáveis possam continuar a ter um local onde deixar os pequenos enquanto estão trabalhando. Programas sociais que incentivem o acesso à essas creches também é uma alternativa interessante para que a população compreenda a necessidade de uma criança acessar a educação básica na idade correta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada