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Na obra japonesa "Re:Zero", criada por Tappey Naqatsuki, a narrativa introduz a temática de evasão escolar por meio do personagem Subaru, abordando as dificuldades presentes no âmbito escolar. Infelizmente, torna-se evidente que o motivo primordial para esta situação ocorrer foi o desinteresse acadêmico e pessoal. Embora seja uma obra ficcional, a produção possui semelhança clara com casos atuais, pois, em paralelo à isso, 4 em cada 10 alunos que abandonaram a escola alegam o desinteresse como principal razão, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. Diante desse cenário, é de extrema importância ressaltar os fatores contribuintes para esta problemática na sociedade e suas principais consequências.
Primeiramente, cabe destacar que a educação é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos brasileiros, contudo, à medida que o Brasil é o terceiro país no mundo com maior taxa de crianças e adolescentes fora das escolas, segundo o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), evidentemente, a validação prática dessa teoria, tampouco coexistem entre si.
Ademais, considerando que a situação econômica é um agravante que influencia fortemente a evasão, com o início da pandemia da Covid-19, os números de casos aumentou consideravelmente, expondo cada vez mais a desigualdade social. Com riscos visíveis no país e na economia, afetando o mercado de trabalho e os níveis educacionais, é essencial que este tema seja debatido, objetivando a queda nos gráficos que relatam essa problemática e confirmando o suporte pessoal aos alunos.
Em síntese, para que isso ocorra, é dever do Ministério da Educação instruir os professores e educadores com palestras de caráter informativo e conscientizador, ao dever presente em seu trabalho de acompanhar o desempenho das turmas, auxiliando particularmente cada situação, através de entrevistas com os próprios alunos e seus responsáveis legais, visando a diminuição desses acontecimentos para que,  a realidade brasileira difira do contexto apresentado em "Re:Zero".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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