Em primeira instância é válido ressaltar a má atuação por parte da mídia como um dos impulsionadores de tal problemática. Nesse contexto, o professor Afonso Albuquerque, diz que a mídia é o quarto poder. Sob essa perspectiva, a ideia sobredita se aplica ao âmbito nacional, haja vista, que os meios de comunicações atuais, sobretudo, as redes sociais interferem diretamente no modo de vida social. Diante de tal exposto, é notório que com os usos das redes sociais, principalmente o Instagram, as pessoas tornaram a comparação, seja no âmbito físico ou material, como algo comum nas suas vidas, tornando-se frustradas por não possuírem realidades semelhantes às que são expostas constantemente pelos chamados "influencers digitais".
Ademais, o imediatismo é um contribuinte negativo para a persistência do impasse. Nessa perspectiva, o filósofo Zygmunt Bauman retrata a sociedade atual pautada por essa cultura imediata. Dessa maneira, constata-se que a sociedade brasileira se negligencia, pois ao invés de optaram pela busca saudável de um "corpo ideal", através de exercícios físicos, optam pela prática de cirurgias plásticas colocando-se em riscos. Logo, é inaceitável que a situação perdure, caso contrário trará mais consequências prejudiciais para o problema que ainda vigora no país.
É fundamental, portanto, produzir medidas operantes para a reversão desse preocupante entrave. Em suma, cabe ao Governo – agente responsável por gerir os interesses sociais e econômicos da sociedade – promover campanhas publicitárias, em parceria com as mídias sociais e digitais, brasileira. Além disso, o Ministério da Saúde junto do Ministério de Educação, deveram promover campanhas socioassistenciais, tal ação deverá ser feita nas escolas incentivando a adoção da prática de atividades físicas, além de enfatizarem o quão prejudicial pode ser a realização de cirurgias. Assim, um futuro melhor poderá ser alcançado e essa atual realidade será cessada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.