A construção dela é feita por meio de elementos visuais como: personagens de desenhos animados, cores vibrantes, celebridades mirins e animações num geral. Seu objetivo é cativar e persuadir tal público a fim de incentivar o consumo exagerado e precoce.
Na idade pré-escolar e escolar, por exemplo, o senso crítico ainda não é tão apurado, de modo que, quando esse indivíduo está exposto a um comercial, o mesmo não terá noção se deve recusar ou não a tal oferta, o que acaba por ser abusivo. Analogamente, a mensagem passada por esse meio de comunicação em sua maioria, reforça os princípios de uma sociedade consumista, onde o valor do cidadão está concentrado em sua quantidade de bens e no seu valor monetário.
É fundamental a supervisão dos responsáveis em relação ao conteúdo presente nesses meios de comunicação, juntamente com a regulamentação da publicidade infantil, através de leis e PL's (Projetos de Lei), com a finalidade de impedir qualquer abuso e nocividade. De mesmo modo, o investimento numa educação acerca desse tema se faz muito importante, tendo como consequência a criação do senso crítico na infância, como enfatizado anteriormente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.