Diante do exposto, é importante ressaltar que a mídia contribui para o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil. Segundo George Orwell, escritor inglês, “A mídia move a massa”. De fato, os recursos midiáticos, visando um ideal lucrativo, influenciam na alimentação do público, visto que, as propagandas mediante propriedades sensoriais atraentes, bem como, corantes induzem os cidadãos, principalmente as crianças a consumir produtos industrializados com baixa quantidade de nutrientes e alto teor de gordura. Formando-se, assim, uma sociedade com hábitos insustentáveis, já que os efeitos do consumo de comidas ultraprocessadas são lastimáveis destacam-se a obesidade e a anemia.
Além disso, a indiferença do governo é responsável por potencializar o consumo de alimentos industrializados. Isso acontece porque as esferas de poder priorizam assuntos lucrativos, tal qual o agronegócio, e negligenciam formas de retardar a carência alimentar. Consoante ao G1, os preços dos alimentos subiram a níveis recordes em 2022, ou seja, os cidadãos vulneráveis financeiramente têm dificuldade de obter alimentos saudáveis, isto é frutas e verduras, optando por comidas ultraprocessadas favoráveis economicamente e prejudicial à saúde, a exemplo, o miojo. Desse modo, é imprescindível que o governo invista em políticas que visem mitigar a pobreza alimentar, tornando acessível à garantia de alimentos saudáveis a toda coletividade.
Destarte, é importante minimizar o consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil. Para isso, cabe ao Estado, órgão responsável pelo bem-estar coletivo, investir na distribuição de cestas básicas para população com frutas, verduras dentre outros alimentos ricos em vitaminas. Logo os cidadãos vulneráveis financeiramente vão ter acesso a alimentos ricos em nutrientes ao invés de optar por produtos industrializados. Além disso, cabe à mídia instruir a população, através de propagandas, os malefícios causados pelo consumo exagerado de comidas ultraprocessadas. Desse modo, teremos o progresso da sociedade, como preconizado pelo Hino Nacional Brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.