Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#42898
A série Euphoria, transmitida pela HBO revela polêmicas acerca da adolescência, dentre elas, o caso da jovem Rue Bennett, que aos 17 anos demonstra um consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. No que se refere a realidade, a ingestão de álcool por adolescentes, no Brasil, torna-se cada vez mais frequente devido a necessidade de novas experiências e adequação grupal, e até mesmos transtornos de personalidade. Por consequência, uma série de problemas biopsicossociais . Desse modo, é indubitável analisar criticamente as causas e os prejuízos desta problemática.
A princípio, é inegável que a adolescência é um período de características extremamente indispensáveis como as mudanças físicas, psicológicas e sociais . Nessa óptica, é importante frisar que essa fase torna os jovens mais propensos a experimentação de novas substâncias lícitas ou ilícitas, incluindo o álcool que por sua vez, conta com a pressão de pares e a carência por aceitação social. Logo, o atual cenário convoca o “Fato Social”, proposto pelo sociólogo Émile Durkheim, que consiste em maneiras de pensar -ou agir- de forma que os indivíduos dividam um comportamento coletivo generalizado.
Outrossim, a busca por alívio em meio a problemas psicológicos- como a depressão-é um fator a ser salientado, pois os jovens são os muito afetados, por esses transtornos devido as alterações de humor causadas pelas alterações na fisionomia e mentalidade. Nesse viés, é imprescindível ressaltar que as bebidas alcoólicas -em suma como um vício- tornem-se propulsores de consolo aos adolescentes que vivenciam tais condições. Com efeito, tal conjuntura experimenta o estudo feito pelo psiquiatra da prefeitura de São Paulo, Arthur Guerra, que explica que jovens rebeldes, ou com distúrbios psiquiátricos tendem a ser bem mais atraídos pelo alcoolismo.
Portanto, é mister que o Ministério da Saúde vinculado ao Ministério da Educação, promovam palestras e campanhas, por meio de reuniões nas escolas com a presença de especialistas da área da saúde e rodas de conversas para o aconselhamento e a interação de pais, educadores e alunos, além de gincanas educativas e a inclusão do estudo dos efeitos nocivos do consumo do álcool na grade curricular das escolas, a fim de orientar os jovens e conscientizar a respeito dos malefícios do consumo de substâncias alcoólicas na juventude, visando um avanço significativo no combate a esse problema de saúde pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#42901
@nandatere, claaro! :mrgreen:

A série Euphoria, transmitida pela HBO, [vírgula] revela polêmicas acerca da adolescência, dentre elas, o caso da jovem Rue Bennett, que aos 17 anos demonstra um consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. No que se refere a realidade, a ingestão de álcool por adolescentes, no Brasil, torna-se cada vez mais frequente devido a necessidade de novas experiências e adequação grupal, e até mesmos transtornos de personalidade. Por consequência, uma série de problemas biopsicossociais . Desse modo, é indubitável analisar criticamente as causas e os prejuízos desta problemática.
* Acredito que a introdução está no caminho certo

[melhorar conectivo] A princípio, é inegável que a adolescência é um período de características extremamente indispensáveis como as mudanças físicas, psicológicas e sociais . Nessa óptica, é importante frisar que essa fase torna os jovens mais propensos a experimentação de novas substâncias lícitas ou ilícitas, incluindo o álcool que por sua vez, conta com a pressão de pares e a carência por aceitação social. Logo, o atual cenário convoca o “Fato Social”, proposto pelo sociólogo Émile Durkheim, que consiste em maneiras de pensar - ou agir - de forma que os indivíduos dividam um comportamento coletivo generalizado.

[melhorar conectivo] Outrossim, a busca por alívio em meio a problemas psicológicos - como a depressão - é um fator a ser salientado, pois os jovens são os muito afetados, por esses transtornos devido as alterações de humor causadas pelas alterações na fisionomia e mentalidade. Nesse viés, é imprescindível ressaltar que as bebidas alcoólicas - em suma como um vício - tornem-se propulsores de consolo aos adolescentes que vivenciam tais condições. Com efeito, tal conjuntura experimenta o estudo feito pelo psiquiatra da prefeitura de São Paulo, Arthur Guerra, que explica que jovens rebeldes, ou com distúrbios psiquiátricos tendem a ser bem mais atraídos pelo alcoolismo.

Portanto, é mister que o Ministério da Saúde vinculado ao Ministério da Educação, promovam palestras e campanhas, por meio de reuniões nas escolas com a presença de especialistas da área da saúde e rodas de conversas para o aconselhamento e a interação de pais, educadores e alunos, além de gincanas educativas e a inclusão do estudo dos efeitos nocivos do consumo do álcool na grade curricular das escolas, a fim de orientar os jovens e conscientizar a respeito dos malefícios do consumo de substâncias alcoólicas na juventude, visando um avanço significativo no combate a esse problema de saúde pública.
* Acredito que a conclusão está completa, mas você trouxe conscientização, é considerada uma solução ineficaz, tem que trazer uma solução mais técnica junto dela. Nesse caso poderia sugerir o reforço na proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e uma punição mais grave aos estabelecimentos, pedir a atuação da polícia militar ou guarda municipal também

Espero ter ajudado! ;)
#42917
@nandatere, passei uns 25 min procurando algum erro para baixar tua nota :lol: :lol: :lol: , não acreditei que te daria um 1000 , MAS tenho quase certeza de que achei :lol: 8-)

No que se refere a realidade, a ingestão de álcool por adolescentes, no Brasil, torna-se cada vez mais frequente devido a necessidade de novas experiências e adequação grupal, e até mesmos transtornos de personalidade.

Nessa parte vc expressa uma causa ,mas conforme continua aqui tu coloca uma consequência ,como se ela fosse causa , entendeu ;)

A palavra biopsicossociais é um modelo de estudo da medicina (dei um Google :lol: )q estuda a evolução das doenças , então
" Por consequência, uma série de problemas biopsicossociais" não faz sentido , vc n ta falando de um problema , mas sim de um grupo que procura curar doenças , tu poderia colocar que a consequência seria o adesão de problemas estudadas pelo biops...
OBS: também acho que "analisar criticamente as causas e os prejuízos desta problemática." ficou genérico.
#@jherodrigues, colega, da uma olhada aq no comentário , n tenho certeza se o que percebi faz sentido ou se só to atrapalhando a Nanda :mrgreen: , não sou muito experiente nisso .
#42927
@LuisMOZI, Bom dia! Creio que faz sentido sim, também achei que a parte do "Por consequência" ficou solta na introdução, mas talvez trocando o conectivo ou juntando na outra oração, iria melhorar. E sobre o termo "biopsicossociais", um sinônimo iria resolver o problema também. Ah, e ainda ressaltou o erro no plural em "mesmos".

Vou generalizar, mas observo que muita gente foca em escrever difícil, quer demonstrar um vocabulário amplo e acaba deixando a leitura pesada. Na minha humilde opinião, tem que procurar um equilíbrio, escrever bem, mas não a ponto da pessoa precisar de um dicionário :lol:

Eu aconselho muito ler e corrigir a redação dos outros, melhorei demais a minha redação quando passei a fazer isso.
E pode me marcar nas redações que eu sempre tento ajudar :D s2
#42934
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários



A série Euphoria( "Euphoria"), transmitida pela HBO revela polêmicas acerca da adolescência, dentre elas, o caso da jovem Rue Bennett, que aos 17 anos demonstra um consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. No que se refere a realidade, a ingestão de álcool por adolescentes, no Brasil, torna-se cada vez mais frequente devido a necessidade de novas experiências e adequação grupal, e até mesmos transtornos de personalidade( Não entendi essa última parte! Que relação tem com as experiências grupais?) Por consequência, uma série de problemas biopsicossociais( Também não fez sentido essa parte!) . Desse modo, é indubitável analisar criticamente as causas e os prejuízos desta problemática.( Que causas e prejuízos? Expecifique!)( Na introdução, noto a contextualização, a apresentação do tema" meio confusa", e a tese, porém a tese se apresenta genérica. Você tem que esclarecê-la!)

A princípio, é inegável que a adolescência é um período de características extremamente indispensáveis como as mudanças físicas, psicológicas e sociais . Nessa óptica, é importante frisar que essa fase torna os jovens mais propensos a experimentação de novas substâncias lícitas ou ilícitas, incluindo o álcool que por sua vez, conta com a pressão de pares e a carência por aceitação social. Logo, o atual cenário convoca o “Fato Social”, proposto pelo sociólogo Émile Durkheim, que consiste em maneiras de pensar -ou agir- de forma que os indivíduos dividam um comportamento coletivo generalizado.( Nesse desenvolvimento, noto sua argumentação, porém ela se dá de maneira rasa e superficial. Estrututre e elabore melhor suas ideias. Faltou a arrematação de tese!)

Outrossim, a busca por alívio em meio a problemas psicológicos- como a depressão-é um fator a ser salientado, pois os jovens são os muito afetados, por esses transtornos devido as alterações de humor causadas pelas alterações ( Essa repetição de alterações deixou seu essa parte coloquial!)na fisionomia e mentalidade. Nesse viés, é imprescindível ressaltar que as bebidas alcoólicas -em suma como um vício- tornem-se propulsores de consolo aos adolescentes que vivenciam tais condições. Com efeito, tal conjuntura experimenta o estudo feito pelo psiquiatra da prefeitura de São Paulo, Arthur Guerra, que explica que jovens rebeldes, ou com distúrbios psiquiátricos tendem a ser bem mais atraídos pelo alcoolismo.( Nesse desenvolvimento, digo o mesmo que o D1. Argumentação rasa e faltou arrematar a tese! Elabore melhor seus parágrafos!)

Portanto
,( Faltou a arrematação da tese!) é mister que o Ministério da Saúde(vírgula) vinculado ao Ministério da Educação( Agente), promovam palestras e campanhas(Ação), por meio de reuniões nas escolas(Meio) [/color]com a presença de especialistas da área da saúde e rodas de conversas para o aconselhamento e a interação de pais, educadores e alunos, além de gincanas educativas e a inclusão do estudo dos efeitos nocivos do consumo do álcool na grade curricular das escolas( Detalhamento), a fim de orientar os jovens e conscientizar a respeito dos malefícios do consumo de substâncias alcoólicas na juventude, visando um avanço significativo no combate a esse problema de saúde pública( Finalidade).( Conclusão completa! Parabéns!)

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos relevantes. Estude arrematação de tese, tese, argumentação, coerência textual e extrutura de redação ok!
No mais , é só1
Espero uma próxima!

A doação de sangue é uma a&cc[…]

O descaso pela arte no Brasil

O descaso pela arte no Brasil é um tema pou[…]

Muito Obrigado pela ajuda 👏👏👏

No longa-metragem Wall-e, é ilustrado um fu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM