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#68341
O artigo 5° da Constituição Federal de 1988, de fende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto, no que se refere ao consumo de álcool entre os adolescentes, tal direito não tem sido assegurado, uma vez que a falta de aplicação das leis aliada com problemas de saúde pública, perpetuam esse quadro deletério. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não apenas pelos poderes políticos mas também por toda a sociedade.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a falta d aplicabilidade das leis. De acordo com Thomas Jefferson - Terceiro presidente dos Estados Unidos - a aplicação das leis é mais importante que sua elaboração. Dessa forma, o artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), decreta a proibição da venda de bebidas alcóolicas à menores de 18 anos, entretanto, isso não ocorre na prática, devido a baixa fiscalização governamental, a locais que vendam esse tipo de produto, atrelado com penas brandas.
Ademais, o consumo de álcool na adolescência pode delimitar o potencial de desenvolvimento psicológico dos jovens. Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é perto dos 15 anos de idade que os brasileiros experimentam suas primeiras doses de bebidas alcoólicas. Paralelo a isso, a ingestão de álcool desde cedo pode ocasionar problemas comportamentais e transtornos mentais, o qual podem ser associados com o comprometimento de potenciais cognitivos e criativos.
Portanto, com o intuito de mitigar o consumo de álcool entre os adolescentes, faz-se necessário que o Tribunal de Contas da União (TCU), direcione capital as instituições de ensino, para a criação do projeto "Não ao álcool", o qual será aplicado em todas as séries. Com o intuito de promover discursões sobre a problemática, os incentivando a não consumi-lo durante sua adolescência. Formando assim, uma sociedade sabia quanto a este problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#68649
Oi Vitória, tudo bem? Espero que sim!

O artigo 5° da Constituição Federal de 1988, defende o direito(1) pleno de qualquer cidadão (contextualização). No entanto, no que se refere ao consumo de álcool entre os adolescentes, tal direito não tem sido assegurado, uma vez que a falta de aplicação das leis aliada com problemas de saúde pública, perpetuam esse quadro deletério(2) (tese). Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não apenas pelos poderes políticos mas também por toda a sociedade (encaminhamento). (3).

(1) Defina esse direito.
(2)Não entendi sua intenção ao utilizar a Constituição para relacionar a problemática.
(3) Introdução completa, mas, evite a não especificação se não seu texto fica vago.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar a falta de aplicabilidade das leis (apresentação da ideia). De acordo com Thomas Jefferson - Terceiro presidente dos Estados Unidos - a aplicação das leis é mais importante que sua elaboração. Dessa forma, o artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), decreta a proibição da venda de bebidas alcóolicas à(7) menores de 18 anos, entretanto, isso não ocorre na prática(4), devido a(5) baixa fiscalização governamental, a(6) locais que vendam esse tipo de produto, atrelado com penas brandas (encaminhamento da argumentação). (? fechamento/frase de efeito).

(4) Como você sabe? Como você comprova isso?
(5) Acrescente a crase.
(6) "AOS locais..."
(7) Retire a crase.

Ademais, o consumo de álcool na adolescência pode delimitar o potencial de desenvolvimento psicológico dos jovens (apresentação da ideia). Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é perto dos 15 anos de idade que os brasileiros experimentam suas primeiras doses de bebidas alcoólicas(8). Paralelo a isso, a ingestão de álcool desde cedo pode ocasionar problemas comportamentais e transtornos mentais, o qual podem ser associados com o comprometimento de potenciais cognitivos e criativos (9) (encaminhamento da argumentação). (? fechamento). (10).

(8) Poderia ter continuado o período. Exemplo: "[...] primeiras doses de bebidas alcoólicas, logo, a ingestão de álcool..."
(9) Poderia dar mais detalhes à argumentação.
(10) Você escreve muito bem, mas precisa organizar e inserir informações corretamente. Faltou o fechamento.

Portanto, com o intuito de mitigar o consumo de álcool entre os adolescentes, faz-se necessário que o Tribunal de Contas da União (TCU), direcione capital as(11) instituições de ensino, para a criação do projeto "Não ao álcool", o qual será aplicado em todas as séries. Com o intuito de promover discursões(12) sobre a problemática, os incentivando a não consumi-lo durante sua adolescência. Formando assim, uma sociedade sabia(13) quanto a este problema(14).

agente // ação // detalhamento // finalidade // modo-meio.

(11) Inserir Crase.
(12) Discussões.
(13) Sábia.
(14) Especificar qual problema.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Você escreve bem, mas invista na sua argumentação. Na conclusão, procure ser mais especifica quanto às questões. A prática leva à perfeição!

Bons estudos, espero que eu tenha ajudado de alguma forma!
Abraço. :D
#68650
Esqueci de ressaltar que não identifiquei "Modo/meio" na sua conclusão.
A exploração trabalhista

oiii glauberx1 , agradeço e respeito a su[…]

EmillyySilva poderia me ajudar a corrigir essa r[…]

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