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Por Naybilima
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A água é essencial para o desenvolvimento da vida, e por isso deve ser valorizada. Infelizmente esse recurso tão importante não é valorizado como deveria e todos temos uma parcela de culpa nisso. O planeta terra tem grande quantidade de água, mas apenas 3% dessa água é apta a se tornar responsável para o consumo humano.
Visto que a água é essencial para a nossa vida, e para o desenvolvimento sustentável, a poluição da água tem causado impactos destrutivos e riscos a saúde da população, principalmente em lugares onde não existem o tratamento adequado para a água, tais como : saneamento básico, água tratada, saneamento de esgotos e etc. É importante haver um nincho sustentável para a água, desde o tratamento para a distribuição, até o consumo em residências e industrias, garantindo a disponibilidade e a qualidade desse recurso para as futuras gerações, tendo em vista o significado de sustentabilidade.
Para utilizarmos a água de forma sustentável, são necessários algumas colaborações. Para começar o governo precisa fazer sua parte em relação à manutenção no saneamento básico mas cada um de nós precisamos fazer a nossa parte. Dentre algumas ações que podemos tomar então: tomar banhos mais rápidos, instalar torneiras e registros com menos fluxo de água, incluindo a válvula de descarga, reutilizar e reciclar, e outros mais.
O consumo consciente é dever de todos, e cada pessoa pode contribuir para a preservação desse recurso tão escasso, porém tão necessário para nossas vidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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