Por Higorrair
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#37251
Olá @Alvaro2311, como já existe uma correção, farei apenas algumas pontuações.


"No filme Wall-e, a Terra se tornou um enorme lixão, por conta do consumismo exacerbado dos seres humanos. Infelizmente, fora das telas, muitas pessoas, principalmente jovens, também consomem muito mais produtos do que realmente precisam. Tal impasse tem como principal causa a influência negativa dos meios de comunicação e possui como consequência o acúmulo de lixo."

"Inicialmente, segundo o historiador Pedro Rennó, a mídia é a principal responsável pelo consumismo(1).Nesse sentido, entende-se que os veículos comunicativos influenciam os jovens a comprarem mercadorias mesmo sem precisarem delas, não apenas, mas principalmente, por intermédio de propagandas(2), acarretando em um aumento do consumo exagerado no decorrer dos anos. Tendo em vista isso, é inadmissível que os meios de comunicação não mudem sua postura perante tal impasse."

-(1) Na minha opinião, esse repertório, apesar de ser de autoridade, está muito no senso comum. Poderia ser mais trabalhado.
- Falta concisão no parágrafo, ou seja, ser mais direto com as palavras (sintetizar as palavras para abrir mais espaço disponível).
- (2) Que tipo de propagandas ?
-Pergunta a ser respondida: Por que a influencia da mídia é uma das causas do problema?
Porque ela, por meio de propagandas, estimula os jovens a comprarem mercadorias desnecessárias. E apenas isso.
- Então, julgo muito rasa a sua argumentação. Poderia ter pelo menos mais presença de adjetivos para fortalece-la..



"Entretanto, os problemas não estão apenas nas causas do consumismo, já que estão muito presentes em suas consequências. De acordo com o biólogo conhecido como Jubilut, o consumo exacerbado aumenta drasticamente a produção de lixo(1).Arca disso, é importante pontuar que o acúmulo desses descartes sem tratamento adequado ocasiona na(2) poluição do solo, pois eles muitas vezes liberam substâncias tóxicas, as quais danificam a terra seriamente. Tendo em mente a informação supracitada, é inaceitável que não haja uma melhora em relação a tal triste realidade(3)."

- Novamente, o seu repertório está muito senso comum. E a autoridade, nesse caso, vejo não com muita relevância para convencimento.
- (2)Verbo transitivo direto, não exige preposição.
- Pergunta: Como você prova que o acúmulo de lixo é uma consequência do problema? (no senso comum, isso é uma coisa óbvia para todos, então precisa estar pelo menos bem argumentado)
R= o acúmulo de lixo causa a poluição do solo com a liberação de substâncias tóxicas e, então, danifica a terra seriamente. Apenas isso.
-(3) Ao invés desse tipo de fechamento, poderia colocar sobre os danos à natureza, aos seres humanos, por exemplo.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Para que haja menos consumismo por parte dos jovens(FINALIDADE), a mídia (AGENTE), a qual tem bastante poder de influência (DETALHAMENTO?), deve passar a estimular os adolescentes a comprarem produtos apenas quando estão realmente precisando (AÇÃO), por meio de uma grande mudança nas propagandas para TV (MODO/MEIO), as quais passarão a ser menos manipuladoras (DETALHAMENTO?). Somente assim, a Terra não ficará igual a do filme Wall-e.

- Sua proposta está muito simples,pelo fato de ter pouco detalhamento e muita lacuna.
- Fiquei na dúvida quanto aos detalhamentos. Se forem dois, o primeiro ao meu modo de ver não é recomendado (apesar de ser um detalhamento do agente); o segundo está preso no senso comum.
- Sua proposta não tem muita condição de ser aplicada. Como seria efetivada essa mudança? Por exemplo, caso essa proposta fosse realizada, como identificar que as propagandas estão menos manipuladoras ? (deveria ser acrescentada mais informações para esclarecer isso).


No mais, na questão de estrutura a sua redação está completa.
OBS: Estudar vocabulário também é importante na escrita. Atente-se à argumentação. Não deixe lacunas no seu texto, pois este precisa ser autônomo.

Não sou nenhum profissional, mas espero poder ajudar de alguma forma. Continue treinando, esse é o caminho para a evolução.
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#37770
Olá, @Alvaro2311, como já tem várias correções na sua redação, não a corrigirei, não tenho mais nenhum comentário a fazer. Não sei se você já postou uma nova redação (se sim, me marque por favor que eu corrigirei), senão, quando postar outra me marque rs. Fico te devendo uma correção. ;)
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#37805
@Alvaro2311, como o Edu já fez uma correção eu apenas farei alguns comentários.

Creio que poderia ter colocado um repertório no seu D1, isso o fazeria ficar muito melhor e lhe garantiria pontos na C2. Por favor, faça o tópico frasal! Ele é muito importante para você ganhar pontos na C2 e C3, porque determina a estrutura do texto e ajuda na organização, tente escrever menor e treine a sua letra em uma folha de papel, isso pode te ajudar. Em relação ao seu D2 eu achei bom, você poderia ter argumentado mais, só que do mesmo modo foi bom. A palavra "inadmissível" está perfeitamente empregada no seu D1. O conectivo "entretanto" realmente não caiu bem, creio que você poderia usar "outrossim" sem nenhum problema, mas se preferir poderia usar outro conectivo que proporcionasse a ideia de soma.

Sobre a sua conclusão, eu entendi o seguinte:
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Para que haja menos consumismo por parte dos jovens (finalidade), a mídia, a qual tem bastante poder de influência (agente+detalhamento), deve passar a estimular os adolescentes a comprarem produtos apenas quando estão realmente precisando (ação), por meio de uma grande mudança nas propagandas para de TV (meio), as quais passarão a ser menos manipuladoras (detalhamento). Somente assim, a Terra não ficará igual a do filme Wall-e. (afeito)
A sua proposta está completa, mas eu lhe aconselho a não contar com a boa vontade de uma empresa privada, como a mídia. Por que a TV faria isso se essas propagandas lhe trazem lucro? Vivemos no capitalismo, não se esqueça. Lembre-se também de não colocar só uma ação de conscientização, porque ela pode não ser considerada pelo corretor. Sempre quando eu quero colocar uma desse tipo, penso em uma ação para combinar.

Não vi nenhum desvio gramatical além da vírgula que o Edu disse e da regência na sua conclusão, parabéns! :D
É isso, bons estudos! ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#37879
@Alvaro2311, como já houveram ótimas observações sobre sua redação, não tenho comentários adicionais. Espero pelo seu próximo texto! ;)
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#38019
Alvaro2311 escreveu:@Jeniffeeee, Vlw Jeniffeeee mt obg pela correção :D
;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
509 Exibições
por Maabyyy
11 Respostas 
596 Exibições
por JChaves2021
0 Respostas 
147 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
115 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
141 Exibições
por naiarafp
0 Respostas 
134 Exibições
por AmandaUkichi
A felicidade provida do consumismo FUVEST
por isabellenr    - In: Outros temas
1 Respostas 
79 Exibições
por isabellenr
Os impactos causados pelo consumismo no Brasil
por Raylanex    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Raylanex
3 Respostas 
237 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
876 Exibições
por Alexkalxk
Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM