• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#70030
No livro "1984", George Orwell retrata uma realidade distópica na qual a identidade do indivíduo é moldada em benefício do governo. Fora da ficção, o mesmo ocorre no atual mundo globalizado, uma vez que o regime capitalista induz o cidadão conforme sua utilidade, fazendo com que ele fortifique o sistema consumista e a cultura de massas.
Nesse contexto, o sistema atual visa, a cima de tudo, o lucro, fato que só é possível através da demanda. O homem, então, é a peça chave para a promoção desse modelo econômico. Nessa ótica, objetivando uma sociedade consumista, isto é, altamente lucrativa, o autoritarismo busca modificar a identidade dos seres.
Ademais, o principal meio de manipulação das massas é a mídia, como refere George Orwell: "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Logo, é pela mídia que se obtém o controle, dando ao elemento uma falsa sensação de liberdade, ele deixa-se ser alienado.
Dessa forma, cria-se um rebanho ao mesmo tempo que se fortifica o senso comum. Por isso, é necessário que, o Estado, por meio de verbas governamentais, crie campanhas nas redes sociais que promovam o consumo consciente, ao mesmo tempo que proporciona programas sociais de atividades públicas que estimulem a interação e valorização das diferenças. Somente assim, será possível uma realidade diferente do universo de "1984", onde se estimula o senso crítico e individualidade do ser.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#70307
No livro "1984", o escritor George Orwell retrata uma realidade distópica na qual a identidade do indivíduo é moldada em benefício do governo. Fora da ficção, o mesmo ocorre no atual mundo globalizado, uma vez que o regime capitalista induz o cidadão conforme sua utilidade, fazendo com que ele fortifique o sistema consumista e a cultura de massas. [faltou apresentar a tese, pelo menos dizer que uma análise é necessária]

Nesse contexto, o sistema atual < use sinônimo] visa, acima de tudo, o lucro, fato que só é possível através da demanda. [colocar conectivo primeiro] O homem, então, é a peça chave para a promoção desse modelo econômico. Nessa ótica, objetivando uma sociedade consumista, isto é, altamente lucrativa, o autoritarismo busca modificar a identidade dos seres.
* Ficou no senso comum, comprove seu argumento com repertório pertinente - algum dado ou citação

Ademais, o principal meio de manipulação das massas é a mídia, como refere [traga autor diferente do que já trouxe > George Orwell: "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". [faltou argumentação] Logo, é pela mídia que se obtém o controle, dando ao elemento uma falsa sensação de liberdade, ele deixa-se ser alienado. < isso seria uma arrematação somente]

Dessa forma, cria-se um rebanho ao mesmo tempo que se fortifica o senso comum. Por isso, é necessário que, o Estado, por meio de verbas governamentais, crie campanhas nas redes sociais que promovam o consumo consciente, ao mesmo tempo que proporciona programas sociais de atividades públicas que estimulem a interação e valorização das diferenças. Somente assim, será possível uma realidade diferente do universo de "1984", onde se estimula o senso crítico e individualidade do ser.
* Não foque em conscientização somente, traga algo mais técnico junto dela

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM