Assim, nota-se um problema que gera certa segregação etarista, sofrida pelos mais velhos, além de questões não debatidas como diversos tipos de preconceito.
Em primeiro plano, dá-se destaque ao etarismo, um tipo de preconceito sofrido pelos idosos , no qual eles ficam refens de xingamentos, humilhações e até mesmo agressões físicas cometidas pelos jovens. Porém, ainda, é uma questão pouco discorrida. Assim, Hannah Arendt, filósofa alemã diz: " quando uma atitude ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada". Desse modo, é um problema ainda perpetuado no país, que se revela por esse afastamento que ocorre entre o jovem e o mais velho.
Outrossim, pode-se falar ainda de outra consequência gerada por esse conflito etário: os diversos debates que deixam de serem feitos a respeito de questões importantes como sobre o preconceito racial, a xenofobia e a homofobia. Tais pontos que ficam subentendidos pela população idosa, já que são assuntos muito mais discutidos nas redes sociais, em grande número pela juventude, o que gera um estranhamento e um maior afastamento entre eles e os mais longevos.
Diante do que foi exposto, cabe ao Ministério da Cidadania encontrar uma forma que rompa com esse apartação entre essas faixas etárias. Logo, deverá ser feito uma convenção de gerações, por meio das arrecadações da União, com o objetivo de gerar contato, troca de experiências e ideias a respeito de suas realidades. O evento acontecerá duas vezes ao ano e estará expondo música e a culinária dessas duas realidades, elementos que geram proximidade às pessoas. Dessa forma, a sociedade mostrará ser mais tolerável, assim como exposto na série.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.