Primeiramente, é importante salientar que a ausência de medidas governamentais impede que as intrigas geracionais sejam resolvidas. Sobre isso, Abraham Lincoln, célebre personalidade política americana, disse, em um de seus discursos, que a política é serva do povo e não o contrário. Em relação a tal afirmação, nota-se uma incongruência sobre os desafios da sociedade contemporânea entre as gerações e a atuação do Estado brasileiro, uma vez que, ao contrário do que Lincoln explanou, a política atual não serve os cidadãos com ações que promovam uma maior interação entre as diferentes gerações e, em razão disso, diversas intrigas e falta de empatia são visíveis entre pessoas de diferentes idades, como a falta de respeito por parte dos jovens aos mais velhos e o abandono de idosos em situações precárias. Desse modo, de forma infeliz, fica evidente que o povo é mero escravo dos desmandos estatais.
Ademais, a sociedade ainda é inconsciente em relação aos conflitos geracionais e, por isso, esse tema é banalizado. Nesse viés, a escritora brasileira, Marina Colassanti, traz a discussão, em sua crônica ‘’Eu sei, mas não devia’’, o fato de que a sociedade moderna banaliza seus problemas e normaliza a dor, a tristeza, a falta de dinheiro, de oportunidades e de expectativas. Desse modo, Marina mostra que muitos impasses sociais graves, como os desafios entre gerações, não têm solução no Brasil, graças a atitude coletiva em tornar as questões triviais, sejam elas importantes ou não. Assim, sem a sociedade assumir responsabilidade por suas ações, as vítimas desse problema são lesadas, seja por não aprenderem diferentes pontos de vista através de outras gerações, devido à arrogância entre elas, seja por dividrem a sociedade. Logo, urge que algumas medidas sejam tomadas para minorar a questão.
Portanto, a população, por meio de um projeto social online, deve criar uma campanha de incentivo, visando minimizar esses conflitos, e que trabalhe paralelamente com ações governamentais. Essa campanha deve ter repercussão nacional e representantes em todo país, para que se possa cobrar do Estado maiores ações para a sociedade. Feito isso, mesmo que o assunto ainda seja banalizado no país, o problema será minorado e a sociedade poderá usufruir de tais avanços, como os garantidos pela Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.