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Por Duarte97
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#85007
Em um pensamento do ínsigne filósofo Mário Sérgio Cortella "as gerações estão em constante ebulição ." Consoante ao autor, compreende-se que o conflito entre os idosos e o mais jovens não é uma exclusividade do século XXI, pois em qualquer época e tempo haverá estas diferenças. Todavia, percebe-se atualmente, um maior choque entre ambas as gerações, e isto pode ser atribuído tanto a época em que se desenvolveu a criação de cada um, quanto pelo crescimento da tecnologia.
Em uma primeira análise, é razoável compreender que a época em que filhos e pais cresceram são diferentes, o que evidentemente trará conflitos. Por exemplo, no filme Uma sexta feira muito louca de 2004, a mãe não se conforma com o estilo e a maneira da filha se vestir e se portar, o que gera uma séries de embates entre elas. Este conflito, pode ser analisado pela ótica de que nas épocas passadas, a criação dos filhos se dava de maneira mais rígida e controlada. Até as vestimentas e comportamentos eram analisados pelos pais. Porém, a geração de hoje acredita não precisar dessa intervenção dos pais. Contudo, mesmo que a época seja oposta a de tempos atrás, os filhos precisam compreender que os pais estão em posição superior a eles, o que demanda obediência e submissão de tais.
Em uma segunda análise, o crescimento da tecnologia também é fator de conflitos entre gerações. A título de exemplo, cita-se as organizações de trabalho onde os mais antigos - denominados de geração X, costumam encontrar dificuldades com certos equipamentos tecnológicos, enquanto que os mais novos - chamados de geração Y e Z, tendem a ter mais habilidades. Isto muitas vezes, tende a fazer com que os mais velhos sintam-se ameaçados em seus postos de trabalho e até resistentes em pedir colaboração.
Diante do exposto, o conflito entre gerações é um dos desafios da sociedade contemporânea. No entanto, estes efeitos podem ser amenizados. Para tal, é importante que os avós e pais invistam no diálogo com seus netos e filhos, utilizando de momentos de lazer para diminuir estas diferenças. Enquanto que nos ambientes de trabalho, os gestores devem priorizar espaços para que jovens e idosos interajam entre si, mediante a tomada de decisões e resolução de problemas, utilizando da tecnologia para tal. Desta forma, será possível diminuir os conflitos entre as gerações nestes espaços, contribuindo para uma sociedade mais colaborativa e compreensiva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Duarte97
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#85008
Olá, @Higorvaz , você pode analisar e pontuar minha redação?
Obrigada ! :)
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Por Higorvaz
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#85011
Olá, @Duarte97! Irei corrigir sua redação :mrgreen:

Como de costume, sinta-se livrepara criticar ou discordar de algo

Em um pensamento do ínsigne filósofo Mário Sérgio Cortella "as gerações estão em constante ebulição .1" Consoante ao autor, compreende-se que o conflito entre os idosos e o mais jovens não é uma exclusividade do século XXI, pois em qualquer época e tempo haverá estas diferenças. Todavia, percebe-se2 atualmente, um maior choque entre ambas as gerações, e isto pode ser atribuído tanto a época em que se desenvolveu a criação de cada um31, quanto pelo crescimento da tecnologia.2

1 - Não é necessário o uso do ponto neste caso, somente a frase e a última "aspas" fará o trabalho.

2 - Vírgula

3 - Prefira "Ambos"

1 e 2 verdes - Duas teses aplicadas

Resumo do parágrafo: Boa introdução! Somente alguns deslizes, porém, ainda sim está acima da média. :mrgreen:




Em uma primeira análise, é razoável compreender que a época em que filhos e pais cresceram são diferentes, o que evidentemente trará conflitos. Por exemplo, no filme Uma sexta feira muito louca de 20041, a mãe não se conforma com o estilo e a maneira da filha se vestir e se portar, o que gera uma séries de embates entre elas. Este conflito, pode ser analisado pela ótica de que nas épocas passadas, a criação dos filhos se dava de maneira mais rígida e controlada. Até as vestimentas e comportamentos eram analisados pelos pais.? Porém, a geração de hoje acredita não precisar dessa intervenção dos pais. Contudo, mesmo que a época seja oposta a de tempos atrás, os filhos precisam compreender que os pais estão em posição superior a eles, o que demanda obediência e submissão de tais.2

1 - Quando for citar qualquer título de obra, sempre é necessário o "...". Nesse caso, adicione as aspas no nome do filme.

2 - Está última linha de raciocínio ficou expositiva demais, isto é, demonstrou somente sua opinião. Observe que, quando você diz "precisam compreender", você está dizendo uma possível solução e não uma problematização.

? - Esse mini parágrafo poderia ser adicionado anteriormente ou posteriormente, ele ficou totalmente isolado no D1.

Resumo do parágrafo: Foi um médio D1. Somente treine expor os problemas ( Causa e consequência ) que foram propostos - no caso, suas teses - na Introdução.

Outros - Repertório sociocultural aplicado, uhuu! :mrgreen:
Conectivo de prioridade aplicado, uhuu! :mrgreen:




Em uma segunda análise, o crescimento da tecnologia também é fator de conflitos entre gerações. A título de exemplo, cita-se as organizações de trabalho onde os mais antigos - denominados de geração X, costumam encontrar dificuldades com certos equipamentos tecnológicos, enquanto que os mais novos - chamados de geração Y e Z, tendem a ter mais habilidades. Isto muitas vezes, tende a fazer com que os mais velhos sintam-se ameaçados em seus postos de trabalho e até resistentes em pedir colaboração.1

1 - Ok, você expôs o problema, porém, ficou muito superficial, ou seja, é de senso comum. Por exemplo, vejamos a última linha de raciocínio, você diz que eles se sentem ameaçados porque os mais jovens tendem a se darem melhor com as novas tecnologias, porém, não acha que todo mundo poderia também falar isso? Fica muito óbvio. Portanto, tente argumentar melhor, tente usar algo inovador, acho que podemos dizer assim :mrgreen:.

Outros - Repertório sociocultural aplicado, uhuu! :mrgreen:
Conectivo de prioridade aplicado, uhuu! :mrgreen:





Diante do exposto, o conflito entre gerações é um dos desafios da sociedade contemporânea. No entanto, estes efeitos podem ser amenizados. Para tal, é importante que os avós e pais invistam no diálogo com seus netos e filhos, utilizando de momentos de lazer para diminuir estas diferenças. Enquanto que nos ambientes de trabalho, os gestores devem priorizar espaços para que jovens e idosos interajam entre si, mediante a tomada de decisões e resolução de problemas, utilizando da tecnologia para tal. Desta forma, será possível diminuir os conflitos entre as gerações nestes espaços, contribuindo para uma sociedade mais colaborativa e compreensiva.

Agente - Busque utilizar algum órgão como o "Ministério [...] , Governo, Estado... X

Ação - V

Meio/Modo - V

Efeito/Para que - X

Detalhamento - V

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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