Em uma primeira análise, é razoável compreender que a época em que filhos e pais cresceram são diferentes, o que evidentemente trará conflitos. Por exemplo, no filme Uma sexta feira muito louca de 2004, a mãe não se conforma com o estilo e a maneira da filha se vestir e se portar, o que gera uma séries de embates entre elas. Este conflito, pode ser analisado pela ótica de que nas épocas passadas, a criação dos filhos se dava de maneira mais rígida e controlada. Até as vestimentas e comportamentos eram analisados pelos pais. Porém, a geração de hoje acredita não precisar dessa intervenção dos pais. Contudo, mesmo que a época seja oposta a de tempos atrás, os filhos precisam compreender que os pais estão em posição superior a eles, o que demanda obediência e submissão de tais.
Em uma segunda análise, o crescimento da tecnologia também é fator de conflitos entre gerações. A título de exemplo, cita-se as organizações de trabalho onde os mais antigos - denominados de geração X, costumam encontrar dificuldades com certos equipamentos tecnológicos, enquanto que os mais novos - chamados de geração Y e Z, tendem a ter mais habilidades. Isto muitas vezes, tende a fazer com que os mais velhos sintam-se ameaçados em seus postos de trabalho e até resistentes em pedir colaboração.
Diante do exposto, o conflito entre gerações é um dos desafios da sociedade contemporânea. No entanto, estes efeitos podem ser amenizados. Para tal, é importante que os avós e pais invistam no diálogo com seus netos e filhos, utilizando de momentos de lazer para diminuir estas diferenças. Enquanto que nos ambientes de trabalho, os gestores devem priorizar espaços para que jovens e idosos interajam entre si, mediante a tomada de decisões e resolução de problemas, utilizando da tecnologia para tal. Desta forma, será possível diminuir os conflitos entre as gerações nestes espaços, contribuindo para uma sociedade mais colaborativa e compreensiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.